Este projeto de dissertação foi feito em estreita colaboração com uma empresa de serviço B2B recém-fundada que esta a se posicionar no mercado multifacetado de saúde. A pesquisa começa explorando os melhores métodos para ajudar o negócio a se desenvolver à medida que continua a crescer durante a realização desta tese. Duas abordagens foram propostas após a revisão da literatura. A primeira é uma abordagem de pesquisa primária, implementada para aprofundar as necessidades dos clientes e a estrutura do cenário competitivo. A abordagem subsequente combina os dados primários com pesquisas secundárias para definir melhor o mercado e desenvolver os desafios enfrentados pela empresa. O estudo constatou que a forma de se posicionar nesse complexo ecossistema se afasta dos esquemas convencionais e deve ser feita por meio de um caminho alternativo para a adoção do serviço. A pesquisa secundária forneceu informações adicionais sobre como vários modelos podem auxiliar na estimativa e análise do mercado. A dissertação fornece recomendações claras para a empresa, mas também elabora como as empresas de serviços B2B devem ser estudadas em um ambiente acadêmico. Do ponto de vista prático, a companhia recebeu informação sobre os principais aspetos a serem focados em termos de posicionamento e necessidades dos clientes, portanto, as recomendações fornecem uma proposta mais acionável. Além disso, este artigo discute os fatores mais importantes a serem considerados ao realizar um estudo acadêmico e exemplifica algumas das relações mais complexas que podem ser esperadas.
| Data do prémio | 4 jul. 2022 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Rute Xavier (Supervisor) |
|---|
- B2B
- Adoção de serviços
- Saúde
- Posicionamento
- Dimensionamento de mercado
- Cocriação
- Plano de negócios
- Desenvolvimento de negócios
- Estudo de caso de negócios italiano
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Single-case research on the business development of a B2B service company in the healthcare industry
Lopalco, F. (Aluno). 4 jul. 2022
Tese do aluno: Dissertação de mestrado