Smart digital signage with facial recognition as in-store personalization enhancer
: a study on Italian consumers’ perceptions and elasticity to be recognized during the shopping experience

Título traduzido da tese: Sinalética digital inteligente com reconhecimento facial como fator de personalização na loja: um estudo sobre as percepções e a elasticidade dos consumidores italianos para serem reconhecidos durante a experiência de compra
  • Alice D'Uonno (Aluno)

No atual cenário de retalho em rápida evolução, conduzido pela exigência dos consumidores de níveis extremos de personalização, a Sinalização Digital inteligente destaca-se como um fator de mudança para melhorar a experiência do consumidores. Neste contexto, os recentes avanços tecnológicos estão a permitir que a próxima geração de lojas aproveite as tecnologias inteligentes viradas para o consumidor que, integradas na Sinalética Digital Inteligente, permitem oferecer níveis de personalização sem paralelo. Dado que a Sinalética Digital inteligente com reconhecimento facial nunca foi estudada, esta dissertação preenche esta lacuna através de uma metodologia que combina análises qualitativas e quantitativas. Foi investigada a associação dos consumidores à tecnologia e a sua elasticidade para serem reconhecidos, evidenciando a existência de fortes diferenças geracionais. Em particular, os consumidores mais jovens tinham associações mais positivas e estavam mais dispostos a ser reconhecidos nas lojas. Depois, ao estudar os incentivos que afectariam a elasticidade dos consumidores para serem reconhecidos, os resultados mostraram que estes não têm poder suficiente para motivar os consumidores que mostraram relutância em relação à tecnologia. Por último, a análise conjunta delineou o melhor cenário para a introdução da tecnologia, enquanto a análise de grupos identificou grupos de consumidores distintos no mercado italiano, destacando a existência de um grupo pronto para adotar esta inovação. Esta dissertação pode ser considerada o ponto de partida de uma vaga de investigação sobre Sinalética Digital inteligente com reconhecimento facial, essencial para estar preparado para um futuro do retalho que será moldado por tecnologias e elevados requisitos de personalização.
Data do prémio16 out. 2023
SupervisorCristina Mendonça (Supervisor)