SNPS em vias de reparação genética e seu potencial impacto no tratamento do cancro oral
: revisão sistemática

• Bruna Rodriguez Mirahy (Aluno)

Esta revisão foi elaborada seguindo as diretrizes PRISMA usando a seguinte pergunta PICO: “Os SNPs presentes em vias de reparação genética apresentam impacto no resultado clínico do tratamento antineoplásico em pacientes portadores de cancro oral?” Foi realizada busca nos bancos de dados PubMed e Web of Science, usando as seguintes palavras-chave MeSH (incluindo termos sinónimos e termos hierarquicamente incluídos nos termos listados): (Polymorphism, Single Nucleotide) AND ((DNA repair) OR (DNA repair enzymes)) AND ((mouth neoplasms) OR (Squamous Cell Carcinoma of Head and Neck)) AND ((drug therapy) OR (antineoplastic agents) OR (radiotherapy) OR (chemoradiotherapy)). A busca na literatura resultou em 142 estudos e, após a aplicação dos critérios de seleção e remoção dos duplicados, 7 estudos foram incluídos nesta revisão. Na via de reparação por excisão de bases (BER) foram identificados 6 SNPs (rs1760944, rs3219489, rs1052133, rs1799782, rs25489 e rs25487) em 4 genes (APEX1, MUTYH, OGG1, XRCC1), com 2 SNPs no gene XRCC1 não apresentando associação significante (rs25487 e rs25489) os demais estão relacionados com o resultado do tratamento antineoplásico nos pacientes com cancro oral. O gene MLH1 foi avaliado através de dois SNPs (rs1800734 e rs1540354). Apenas o rs1800734 apresentou associação com sobrevida livre da doença e sobrevida global. O conhecimento sobre esses SNPs pode ajudar a direcionar melhor a estratégia de tratamento, individualizando-o de acordo com a resposta esperada em decorrência do perfil genético do paciente.
Data do prémio19 jul 2022
SupervisorLuís Santos (Supervisor), Maria José Correia (Co-Orientador) & Raquel Silva (Co-Orientador)

• Polimorfismo de um único nucleótido
  • Quimioterapia