Social media users as place marketers
: how foreign citizens living in Portugal promote the country online

• Inês Martins de Albuquerque (Aluno)

Com a crescente relevância das redes sociais e dos influencers, a forma como um país é apresentado nas redes sociais pode influenciar a atitude dos residentes e futuros visitantes, bem com a sua intenção de visitar o país. Ainda que o fenómeno de travel influencers já tenha sido estudado, na literatura ainda não existe nenhum estudo que procure compreendera o impacto que os residentes estrangeiros podem ter na promoção de um país nas redes sociais. Este estudo teve como objetivo colmatar esta lacuna na literatura ao analisar o papel de pessoas estrangeiras que vivem Portugal como promotores do país, explicitar o tipo de conteúdo que produzem e como o país pode beneficiar desse tipo de promoção. Foi também explorado o tipo de consequências que resultam da atração e residentes para Portugal. Este estudo permitiu concluir que as redes sociais são uma ferramenta bastante importante para promover o país e atrair turistas e residentes estrangeiros, e identificar os efeitos positivos e negativos desta atração, sendo os negativos ligados ao problema de turismo em massa. Ao mesmo tempo, foi demonstrado como as redes sociais ajudam no efeito da globalização e moldam as atitudes de outros perante o país em estudo, neste caso, Portugal.
Data do prémio27 out. 2023
SupervisorCarla Martins (Supervisor) & Joana Machado (Co-Orientador)

• Redes sociais
  • Influencers