Sociedade de consumo e neuromarketing

• Miguel Pedro Rodrigues Oliveira Bastos (Aluno)

Resumo Enquadramento – Nas últimas décadas o neuromarketing adquiriu relevo e centralidade científica na Psicologia do Trabalho e das Organizações. Objectivo – Esta investigação procede a análise exploratória das percepções dos consumidores nos diferentes tipos de comércio, urbano e rural, e visa ainda identificação das emoções que lhes estão associadas. Desenho metodológico – Foi construído um questionário constituído por duas partes; na primeira, o questionário foi estruturado tendo por base as principais características do comércio tradicional contrastando-as com as principais características do comércio das grandes superfícies comerciais; na segunda fase, o questionário foi desenvolvido com base nas principais emoções (felicidade, tristeza, surpresa, vergonha, entusiasmo, bem-estar, mal-estar, calma, tensão e tranquilidade) que estão relacionadas com o consumo. A amostra é de 100 sujeitos de diferentes zonas rurais (Vila Verde e Melgaço) e urbanas (Braga, Porto, Viana do Castelo e Guimarães) do norte do país. Descobertas - Para as análises estatísticas foi utilizada metodologia quantitativa com recurso ao programa estatístico SPSS, apontando as conclusões para a existência de uma correlação entre as emoções e os espaços, serviços e produtos, embora tenha ficado demonstrado que o critério operativo se sobrepõe ao critério emocional. Limitações - Este estudo tem limitações metodológicas, foi usada apenas metodologia quantitativa, o número de sujeitos é reduzido pelo que não é possível generalizar os resultados. Implicações práticas – Apesar das limitações de natureza metodológica é possível verificar as tendências de consumo de bens e serviços e dos factores que condicionam as opções. Em última instância, poder-se-ão enunciar causas para o sucesso e insucesso, simultaneamente que se poderão definir linhas orientadoras de acção. Originalidade - Trata-se de uma investigação pioneira no contexto do comércio tradicional. Os resultados fornecem informações relevantes sobre a importância dos deste tipo de investigações para o desenvolvimento e promoção do comércio local.
Data do prémiojan. 2012
SupervisorFátima Lobo (Supervisor)