Software aplicacional no âmbito da gestão do negócio dos hospitais

• Sara Marlene Moreira Pinto (Aluno)

O presente relatório de estágio desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Engenharia Biomédica na empresa Daylife, SA assinala com sucesso a conclusão desta etapa. Os serviços não-clínicos hospitalares representam uma área com necessidade de melhoria nos processos logísticos do dia-á-dia e informatização do sistema. O Centro Hospitalar Universitário do Porto, um dos hospitais de referência do Norte de Portugal, identificou a necessidade de melhoria nos processos logísticos dos serviços não clínicos, nomeadamente no serviço de rouparia. Este serviço apresenta atualmente várias ineficiências nos processos que podem afetar a qualidade, segurança e higiene do hospital. A tecnologia RFID é utilizada para identificar, rastrear e gerir produtos e pessoas. É utilizada em muitas outras áreas e surge como uma solução inovadora e recente que soluciona vários problemas e que contribui para a melhoria do serviço prestado, bem como poupanças económicas. Os principais objetivos deste relatório são descrever os processos realizados no serviço de rouparia do CHUPorto antes da implementação da solução RFID e definir as novas metodologias e ações a serem aplicadas depois da implementação da solução. Pretende-se também identificar oportunidades de melhoria da solução RFID a ser implementada no CHUPorto. Durante o decorrer do estágio, pretende-se ainda fazer o acompanhamento da implementação da solução, caso haja essa possibilidade. Todas as tarefas necessárias à implementação da solução de rastreabilidade têxtil RFID-UHF foram detalhadamente descritas usando o método de gestão de projeto kankan. Dada a dimensão e complexidade do projeto, a durabilidade deste não é definida. A realização de entrevistas representa uma elevada importância para as organizações e equipa de desenvolvimento da solução, pois ajuda a ter uma perspetiva real da instituição e a identificar melhorias na solução. Desta forma, as realizações de entrevistas permitiram fazer o levantamento dos principais problemas neste serviço, sendo eles a taxa de extravios, perdas e má utilização de fardamento, a falta de fardamento em serviços, a falta de informatização do sistema, a falta de dados relativos a stock existente e a dificuldades na validação de faturação.
Data do prémio6 out. 2022
SupervisorAna Leite Oliveira (Supervisor)

• Hospital
  • Rastreabilidade