Fundada em 1959, a Sonae é uma das maiores empresas Portuguesas e é líder de mercado no retalho em Portugal. Desde do início do século XXI que a estratégia da empresa se tem baseado em expansão internacional. O grande objetivo do Grupo era elevar a organização ao estatuto de multinacional, atingindo pelo menos 25% de receitas provenientes do exterior. Contudo, até 2012 a principal holding do Grupo, a Sonae MC, operava exclusivamente em território nacional, onde o desenvolvimento de marcas próprias desempenhava um papel preponderante. Assim, por forma a atingir o objetivo da Sonae SGPS, a internacionalização da Sonae MC era crucial. Reconhecendo esta necessidade, a gestão da Sonae MC decidiu iniciar as operações externas no início de 2013. Os primeiros passos em território internacional consistiram na exportação de marcas próprias para outras cadeias de retalho. Com esta estratégia, a Sonae MC estava a entrar num mundo diferente do seu negócio core, o retalho. De facto, um retalhista por essência estava agora a começar a pensar e agir como produtor. O percurso da Sonae dá um tema de discussão bastante rico e interessante, uma vez que inclui tópicos sobre o impacto das marcas próprias no mercado, estratégias de crescimento e processos de internacionalização. Assim, é um tema apropriado para disciplinas de marketing, estratégia e retalho. Esta reflexão foca-se essencialmente na análise da atual estratégia de internacionalização da Sonae MC, aferindo a sua viabilidade e propondo alternativas estratégicas.
Data do prémio | 14 fev. 2014 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Magalhães Guedes (Supervisor) |
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Sonae: a retailer or a producer?
Silva, I. D. S. (Aluno). 14 fev. 2014
Tese do aluno