Desde a abertura do primeiro grande supermercado, por um grupo internacional, a indústria do retalho em Portugal demonstrou um progresso dinâmico e distinto, não só pela evolução do número de lojas, mas também pela inovações introduzidas por retalhistas portugueses. Sonae, líder de mercado no retalho alimentar através da insígnia Continente, foi uma destas empresas, considerada uma referência em inovação desde a abertura do primeiro hipermercado em Portugal. Em 2012, a Sonae era o segundo maior investidor em I&D em Portugal, com uma forte cultura e estrutura de suporte à inovação, sendo este um dos valores da empresa. Um factor inequivocamente contribuidor para a liderança do Continente era o vasto investimento em comunicação, sendo esta a segunda empresa com o maior investimento em comunicação em Portugal. Como tal, em 2012, e como resultado da forte concorrência no retalho alimentar, a empresa sentiu a necessidade de aumentar a eficiência e a eficácia da comunicação das lojas Continente. Fazendo estudos há mais de vinte anos, o departamento de estudos de mercado estava agora responsável pela avaliação de comunicação de loja. Este departamento tinha agora a oportunidade de dar um passo em frente na forma como ouvia os clientes, e como tal, cabia a Maria Santos (Directora do Departamento de Estudos de Mercado da Sonae) tomar uma decisão com implicações estratégicas para a empresa: usar uma tecnologia inovadora para descrever o comportamento de compra dos clientes – Eye Tracking –, ou utilizar uma metodologia tradicional com resultados familiares – Compra Acompanhada.
Data do prémio | 17 jul. 2014 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Paulo Alexandre Gonçalves Marcos (Supervisor) & João Borges Assunção (Supervisor) |
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Sonae: a new approach to listening to customers
Ramos, L. P. A. (Aluno). 17 jul. 2014
Tese do aluno