Spectroscopic platform for the classification of pathological states

• Miguel Ângelo Alves Gomes dos Santos Silva (Aluno)

Nos últimos anos, os ensaios de dispositivos analíticos baseados em papel apresentaram um crescimento significativo na indústria de testes de diagnóstico point-of-care (POC) sendo considerados uma tecnologia sólida e robusta. Entre as principais vantagens, estes dispositivos caracterizam-se pela simplicidade, precisão relativa, tempo de retorno rápido, fácil utilização e preço acessível. Tendo em conta estas vantagens, estes testes suscitaram o interesse não só da academia, mas também da indústria levando ao aparecimento de uma grande gama de aplicações (e.g. testes de gravidez, testes de glucose, marcadores de enfarte e cancro, doenças infecciosas ...), posicionando o mercado de testes baseados em dispositivos analíticos de papel num valor de vários milhões de dólares. Esta dissertação pretende explorar uma nova abordagem para a combinação de testes baseados em papel com um espectrómetro NIR portátil, com particular foco em: i) projetar plataformas de teste mais compactas e simples de manusear; e ii) obter resultados de classificação e quantificação em soluções aquosas de alta e baixa viscosidade. De forma a conseguir obter uma plataforma com as características identificadas acima, foi necessária a combinação de vários componentes de forma orquestrada numa única plataforma. Os conceitos teóricos que permitiram suportar o desenvolvimento deste sistema e que justificam o método utilizado baseiam-se em: i) apresentar um estudo abrangente de dispositivos analíticos baseados em papel; ii) fornecer conceitos teóricos relativos à espetroscopia NIR e quimiometria; iii) apresentar o desenvolvimento do dispositivo de teste com integração na forma de realização final; e, finalmente, iv) exibir os resultados projetados no fluxo de trabalho. Resultados experimentais utilizando o suporte final combinado com uma plataforma protótipo que foi concebida para servir como prova de conceito na aplicação em soluções de baixa viscosidade mostraram resultados promissores na classificação e quantificação de soluções diluídas de glucose e vinho. A aplicação de um PAD ligeiramente diferente, alterado na sua camada alfa, apresentou resultados surpreendentes em amostras de sangue preservadas com EDTA para análise de hemograma. O sistema integrado foi capaz de classificar diferentes amostras de sangue e também quantificar parâmetros cruciais como hemoglobina e eritrócitos, quando comparado com a tecnologia de ponta utilizada em análises do mesmo tipo.
Data do prémio27 jun 2018
SupervisorAntónio Silva Ferreira (Supervisor)

• Dispositivos analíticos paper-based
  • Espectroscopia infravermelho proximo