Stock return predictability and variance risk premia
: a frequency domain analysis

• Pedro Teixeira Magalhães (Aluno)

O objetivo principal desta tese é analisar o poder de previsão sobre o excesso de retorno de capital out-of-sample do prémio de risco de variância e dos seus domínios de frequência. O prémio de risco de variância é representado através da diferença entre as expectativas de risco neutro (variância implícita) e físicas (variância realizada) da variância. Na literatura um número considerável de variáveis apresenta uma forte performance in- e out-of-sample, sendo mesmo uma delas o prémio de risco de variância. Da mesma maneira, a decomposição em frequências de certas variáveis beneficia de um aumento do poder preditivo out-of-sample das mesmas. Sendo assim, de forma a estudar o comportamento desta variável iremos decompor a série temporal em frequências. O resultado principal desta tese é que a série original em domínio temporal e a sua componente de média frequência demonstra uma notável performance outof- sample a prever o excesso de retorno de capital. Mostramos também que, apesar de a série original em domínio temporal apresentar uma melhor performance estatística (ex., maior valor de R2 out-of-sample), em termos económicos a sua componente de média frequência oferece maiores ganhos.
Data do prémio15 jul 2021
SupervisorGonçalo Faria (Supervisor) & Fabio Verona (Co-Orientador)

• Excesso de retorno de capital
  • Prémio de risco de variância