Strategically rethinking sustainability in times of crisis

• Franziska Grünewald (Aluno)

A propagação pandémica do coronavírus é um choque exógeno para o sistema económico global. Gestores e decisores são forçados a adaptar as suas estratégias a ambientes em rápida mudança. Apesar da omnipresença de mudanças e da existência de vários quadros estratégicos,esta crise pode pôr em causa os resultados de anteriores investigações sobre adaptação estratégica, uma vez que parece diferente de quaisquer outras anteriores. Ao mesmo tempo, as crises passadas mostraram os benefícios dos esforços de sustentabilidade estratégica. Com base em provas de crises anteriores e em informação actualizada em primeira mão de estrategasempresariais, a tese visa analisar a relevância estratégica da sustentabilidade no contexto actual. Os resultados das entrevistas com peritos de estratégia de alto nível fornecem conhecimentos valiosos neste ponto inicial de adaptação estratégica. Dada a experiente resiliência e o recente enfoque em tópicos sociais, a grande maioria das empresas entrevistadas confirma um ganho em relevância estratégica da sustentabilidade. Apesar do receio de que o tema possa ficar para trás, os efeitos positivos que aceleram uma tendência já existente são mostrados. No entanto,esta mudança de prioridades estratégicas ainda não se traduziu na formulação de estratégias.Globalmente, os efeitos de crise experimentados parecem deixar uma impressão duradoura em muitos decisores estratégicos - abrindo uma oportunidade para questionar o business as usual e rever as orientações estratégicas. Os resultados sublinham a importância de integrar a sustentabilidade no âmbito das estratégias empresariais fundamentais para assegurar não só uma recuperação sustentável, mas também uma vantagem competitiva a longo prazo.
Data do prémio2 fev 2021
SupervisorRicardo Ferreira Reis (Supervisor)

• COVID
  • DAX30