Strategies to change eating behaviours in food delivery applications

  • Ana Sofia Cabral Silva da Cruz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A obesidade e o excesso de peso são problemas que estão cada vez mais presentes na sociedade. De maneira a combater estas dificuldades, é importante mudar os comportamentos alimentares dos consumidores. Este assunto já foi muito estudado com o intuito de encontrar a estratégia mais eficaz para mudar estes comportamentos em diferentes contextos (comer num restaurante, compras no supermercado, entre outros). Não obstante, as aplicações de entrega de comida são um mercado recente que ainda não foi estudado com este propósito. A implementação de nudges é uma estratégia que já foi bastante estudada para mudar comportamentos alimentares indesejados. Assim, esta dissertação considera dois tipos de nudges –orientados cognitivamente e afetivamente – e mudanças de preço como possíveis estratégias para implementar em aplicações de entrega de comida. Como análise extra, foi estudada a influência de fatores demográficos e pessoais na eficácia de cada estratégia. Ainda que os resultados indiquem que a estratégia mais eficaz é a mudança de preço, seguida da implementação de nudges orientados cognitivamente e, por último, nudges orientados afetivamente, a análise não teve poder estatístico. Adicionalmente, os fatores demográficos, nomeadamente o género, e pessoais, tais como o autocontrolo e o hábito de ler os rótulos de produtos alimentares, têm um papel importante na eficácia destas estratégias
Data do prémio27 jan. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)

Keywords

  • Aplicações de entrega de comida
  • Alimentação saudável
  • Mudança de preço
  • Nudges

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'