Os videojogos fazem parte da nossa cultura e permeiam vários segmentos da sociedade, desde entretenimento casual até propósitos mais sérios. Este trabalho de investigação concentra-se na segunda opção – mais especificamente, no uso de Serious Games no contexto da saúde.Neste sentido, os Serious Games têm sido investigados através de estudos clínicos, implementados para melhorar diversas condições e patologias e já provaram ser eficientes e válidos, principalmente graças à sua capacidade de motivar e cativar o paciente. Tendo isto em conta, esta investigação explorou o uso dos Serious Games para reabilitação física de pacientes pós-AVC e de que forma é que esta abordagem poderia ser implementada no Serviço Nacional de Saúde.A investigação começou com uma revisão bibliográfica completa da validade e eficácia do uso de Serious Games para este tipo de pacientes. De seguida, através de questionários e entrevistas a profissionais de saúde e desenvolvedores de videojogos, as principais barreiras para implementação e desenvolvimento de Serious Games para reabilitação física foram levantadas. Posteriormente, a viabilidade de executar um business plan para esse nicho específico (em Portugal) foi avaliada através de uma análise de mercado, abrangendo aspetos sociais, económicos, políticos e tecnológicos, que culminou no desenho de vários cenários hipotéticos que previam a possibilidade de fazer com que este paradigma se tornasse possível e funcional.Este trabalho de investigação permitiu atingir uma compreensão daquilo que necessita de ser ultrapassado para que esta abordagem tenha sucesso: os Serious Games ainda são amplamente desconhecidos entre os profissionais de saúde e existe um estigma subjacente aos videojogos que obscurece os possíveis benefícios do seu uso. Para além disso, o contexto social dos futuros utilizadores também irá determinar a sua aceitação e adesão. No entanto, esta investigação evidenciou que a implementação deste modelo é economicamente viável, pois iria permitir, de uma forma indireta, a rentabilização de terapias de reabilitação ao fazer com que estas fossem acessíveis a uma fatia mais larga da população debilitada, o que é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje.
Data do prémio | 13 nov 2020 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | André Perrotta (Supervisor) & João Novais (Co-Orientador) |
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- Jogos sérios
- Saúde
- Reabilitação física
- Reabilitação pós-AVC
- Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas
Study and development of custom "serious games” for patients and users
Vieira, C. M. (Aluno). 13 nov 2020
Tese do aluno