Study and development of custom "serious games” for patients and users

• Catarina Matos Vieira (Aluno)

Os videojogos fazem parte da nossa cultura e permeiam vários segmentos da sociedade, desde entretenimento casual até propósitos mais sérios. Este trabalho de investigação concentra-se na segunda opção – mais especificamente, no uso de Serious Games no contexto da saúde.Neste sentido, os Serious Games têm sido investigados através de estudos clínicos, implementados para melhorar diversas condições e patologias e já provaram ser eficientes e válidos, principalmente graças à sua capacidade de motivar e cativar o paciente. Tendo isto em conta, esta investigação explorou o uso dos Serious Games para reabilitação física de pacientes pós-AVC e de que forma é que esta abordagem poderia ser implementada no Serviço Nacional de Saúde.A investigação começou com uma revisão bibliográfica completa da validade e eficácia do uso de Serious Games para este tipo de pacientes. De seguida, através de questionários e entrevistas a profissionais de saúde e desenvolvedores de videojogos, as principais barreiras para implementação e desenvolvimento de Serious Games para reabilitação física foram levantadas. Posteriormente, a viabilidade de executar um business plan para esse nicho específico (em Portugal) foi avaliada através de uma análise de mercado, abrangendo aspetos sociais, económicos, políticos e tecnológicos, que culminou no desenho de vários cenários hipotéticos que previam a possibilidade de fazer com que este paradigma se tornasse possível e funcional.Este trabalho de investigação permitiu atingir uma compreensão daquilo que necessita de ser ultrapassado para que esta abordagem tenha sucesso: os Serious Games ainda são amplamente desconhecidos entre os profissionais de saúde e existe um estigma subjacente aos videojogos que obscurece os possíveis benefícios do seu uso. Para além disso, o contexto social dos futuros utilizadores também irá determinar a sua aceitação e adesão. No entanto, esta investigação evidenciou que a implementação deste modelo é economicamente viável, pois iria permitir, de uma forma indireta, a rentabilização de terapias de reabilitação ao fazer com que estas fossem acessíveis a uma fatia mais larga da população debilitada, o que é de extrema importância, principalmente nos dias de hoje.
Data do prémio13 nov 2020
SupervisorAndré Perrotta (Supervisor) & João Novais (Co-Orientador)

• Jogos sérios
  • Reabilitação física