Study and optimization of a microfluidic paper based analytical device for the quantification of salivary copper

• Adriana Raquel Gomes Tavares Almeida (Aluno)

O diagnóstico precoce de uma patologia permite promover um melhor tratamento e recuperação. Assim, o desenvolvimento de dispositivos de avaliação da condição de saúde de forma rápida, contribuem para este processo. Neste sentido, nos últimos anos tem havido um crescimento no desenvolvimento de dispositivos de baixo custo e que sejam fáceis de ser utilizados. Neste trabalho foi desenvolvido um dispositivo analítico baseado na análise por microfluxo em papel (μPAD) para a determinação de cobre em saliva humana, sendo uma forma de teste rápido. O dispositivo é adequado para a detenção de excesso de cobre como consequência de alteração na condição de saúde. O desenvolvimento do dispositivo envolveu vários estudos de modo a conseguir uma determinação rápida, precisa, de baixo custo e de fácil utilização. Foi escolhida a reação colorimétrica entre o cobre e a difenilcarbazida formando um complexo de cor vermelha. Após decorrer o tempo de reação, utiliza-se um digitalizador para obter uma imagem digital da zona de deteção do μPAD, de forma a calcular a absorvância com base na intensidade de cor de cada local de análise, obtida pela utilização do software Image J. O dispositivo desenvolvido, permite a determinação de cobre num intervalo de 80,0 –600 μg/L, com uma curva de calibração A= (0.0701±0.0008) [Cu2+] – (0.0043 ± 0.0004), um limite de deteção de 17 μg/L e o limite de quantificação de 56 μg/L. Após a aplicação das amostras no μPAD, a leitura da cor pode ser feita entre 20-40 min. A exatidão dos resultados foi aferida por calculo de percentagens de recuperação utilizando salivas de voluntários.
Data do prémio23 mai 2022
SupervisorRaquel Mesquita (Supervisor) & António O. S. S. Rangel (Co-Orientador)

• Cobre
  • μPAD