Muito se tem investigado e publicado sobre sucesso educativo. O sucesso dos alunos é, de facto, uma variável de grande complexidade social e política, na medida em que não se prende apenas com as políticas sociais e educativas vigentes, mas também com o contexto sociocultural das famílias, o quadro institucional da escola, a direção, os professores, os alunos, os currículos, os recursos, o clima da escola, as opções pedagógicas e, ainda, com as disposições, atitudes e comportamentos dos alunos. Neste seguimento, e perante uma sociedade em constante mudança, quais serão, efetivamente, os preditores de sucesso dos alunos? Além disso, será que um aluno com sucesso escolar no final da escolaridade obrigatória se sente uma pessoa autónoma, responsável e preparada para ser um cidadão ativo? Enquanto professora do ensino secundário, na área da Física e da Química e com uma longa carreira docente, quase em exclusivo na mesma escola, tenho tido oportunidade de trabalhar constantemente com alunos do mesmo meio sociocultural que obtêm sucesso escolar no ensino secundário. Assim, tendo por base as questões supracitadas, aliadas ao conhecimento, à experiência in loco com alunos de sucesso e à disponibilidade e seriedade dos mesmos, surgiu a motivação para a realização deste trabalho intitulado “Sucesso Escolar dos Alunos no Ensino Secundário dos Cursos Científico-Humanísticos”. Após definir o conceito de alunos com sucesso e de os identificar com base numa análise documental dos seus resultados escolares, recorreu-se a um estudo predominantemente qualitativo de natureza interpretativa. Desta feita, conseguiu-se perceber de que forma os alunos com sucesso sentem e avaliam, efetivamente, a escola, destacando-se os seguintes fatores promotores do seu sucesso escolar: definição de objetivos claros e realistas, geradores de motivação e autoestima; práticas de estudo regulares e autorregulação da sua aprendizagem; um estilo parental democrático; uma boa relação pedagógica com os professores; um bom e ambicioso grupo turma e um horário escolar adequado. É de salientar que, para a maioria destes alunos, o conceito de sucesso encontra-se, ainda, muito ligado aos resultados dos exames e à média final do curso, sendo esta uma das razões pela qual, apesar de obterem bons resultados escolares, manifestam algum descontentamento com a sua experiência escolar.
Data do prémio | 11 nov. 2020 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Escola
- Eficácia
- Alunos
- Sucesso
- Ensino secundário
- Mestrado em Ciências da Educação
Sucesso escolar dos alunos no ensino secundário dos cursos científico-humanísticos
Silva, L. M. M. N. D. (Aluno). 11 nov. 2020
Tese do aluno