Supplier partnership and intra-industry diversification
: the case of Aston Martin’s Mid-Engine segment

• Duarte Ferreira de Brito (Aluno)

As empresas que competem em indústrias de rápidas mudanças, como a indústria automóvel, usam as parcerias com fornecedores como forma de alcançar vantagem competitiva no mercado. A literatura tem analisado o impacto destas parcerias no desenvolvimento de novos projetos e concluiu que as mesmas impactam ao nível dos custos, tempo de desenvolvimento, e qualidade. No entanto, apesar das relevantes descobertas, ainda não se conseguiu explicar o efeito do envolvimento de fornecedores no caso de uma mudança para um novo segmento dentro da mesma indústria (diversificação Intra indústria), onde a dependência pelo parceiro é intensa, dada a novidade da tecnologia envolvida. Para além disso, a mesma literatura fica aquém em explicar de que forma o fornecedor contribui para o alcance dos objetivos da diversificação. Assim, esta dissertação visa responder à seguinte questão: “De que forma a parceria com fornecedores impacta o processo de Diversificação Intra indústria?” Para isso, foi realizado um estudo de caso sobre a Aston Martin, tendo como fonte primária dados recolhidos em entrevistas. Esta dissertação conclui que o acesso às novas competências do fornecedor melhora a qualidade do produto, assim como o seu custo e tempo de desenvolvimento. No entanto, a alta dependência pela tecnologia do parceiro, a incorporação de processos inadequados para a indústria, e a falta de proteção contratual levam a que, ao contrário do referido por vários autores, as parcerias com fornecedores nem sempre sejam sinónimo de uma melhor performance. Os resultados da pesquisa foram inseridos num modelo teórico, para que, no futuro, seja possível avaliar o impacto das parcerias com fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.
Data do prémio12 out. 2022
SupervisorRicardo Alexandre Morais (Supervisor)

• Parceria com fornecedores
  • Diversificação intra-indústria