Esta dissertação analisa como roupa sustentável, em segunda mão e/ou convencional desencadeia diferentes comportamentos de compra entre os consumidores com distintas orientações desportivas ao ar livre. Conduziu-se um estudo experimental visando testar o impacto do tipo de roupa (convencional, sustentável, em segunda mão) em comportamentos de compra (intenção de compra, vontade de pagar). Ainda se avaliou o impacto da orientação desportiva ao ar livre nas atitudes ambientais, de modo a confirmar se estes consumidores possuem mais atitudes ambientais. Como o conhecimento ambiental impacta incontestavelmente este contexto, a orientação desportiva ao ar livre foi testada como possível moderadora na relação do tipo de roupa e comportamentos de compra. Os resultados mostram que os consumidores preferem comprar em segunda mão em vez de roupa nova, mas estão dispostos a pagar mais por roupas novas sustentáveis. Além disso, a orientação desportiva ao ar livre mostrou um impacto positivo naconexão com a natureza e atitudes ambientais. Adicionalmente, a análise da mediação revelou uma influência indireta do conhecimento ambiental na relação entre orientação desportiva ao ar livre e intenção de compra. Estes resultados fornecem informações relevantes acerca da relação entre orientação desportiva ao ar livre e atitudes ambientais, preenchendo uma lacuna na investigação referente ao comportamento de compra de moda sustentável. Fornecem ainda aos gestores das marcas, orientações práticas sobre porquê e como devem implementar estas descobertas nos seus negócios, especificamente sob a forma de plataformas de segunda mão procurando alargar os ciclos de vida dos seus produtos e apelar às preferências dos consumidores.
Data do prémio | 3 fev. 2023 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Vera Herédia Colaço (Supervisor) |
---|
- Roupa
- Sustentabilidade
- Em segunda mão
- Comportamentos de compra
- Orientação desportiva ao ar livre
- Conexão com a natureza
- Atitudes ambientais
- Conhecimento ambiental
- Intenção de compra
- Vontade de pagar
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Surfing the Green Wave: the impact of sustainable and secondhand fashion clothing on purchasing behaviors and the moderating role of outdoor sports orientation
Goetz, D. B. (Aluno). 3 fev. 2023
Tese do aluno