Surfing the Green Wave
: the impact of sustainable and secondhand fashion clothing on purchasing behaviors and the moderating role of outdoor sports orientation

  • David Benedikt Goetz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação analisa como roupa sustentável, em segunda mão e/ou convencional desencadeia diferentes comportamentos de compra entre os consumidores com distintas orientações desportivas ao ar livre. Conduziu-se um estudo experimental visando testar o impacto do tipo de roupa (convencional, sustentável, em segunda mão) em comportamentos de compra (intenção de compra, vontade de pagar). Ainda se avaliou o impacto da orientação desportiva ao ar livre nas atitudes ambientais, de modo a confirmar se estes consumidores possuem mais atitudes ambientais. Como o conhecimento ambiental impacta incontestavelmente este contexto, a orientação desportiva ao ar livre foi testada como possível moderadora na relação do tipo de roupa e comportamentos de compra. Os resultados mostram que os consumidores preferem comprar em segunda mão em vez de roupa nova, mas estão dispostos a pagar mais por roupas novas sustentáveis. Além disso, a orientação desportiva ao ar livre mostrou um impacto positivo naconexão com a natureza e atitudes ambientais. Adicionalmente, a análise da mediação revelou uma influência indireta do conhecimento ambiental na relação entre orientação desportiva ao ar livre e intenção de compra. Estes resultados fornecem informações relevantes acerca da relação entre orientação desportiva ao ar livre e atitudes ambientais, preenchendo uma lacuna na investigação referente ao comportamento de compra de moda sustentável. Fornecem ainda aos gestores das marcas, orientações práticas sobre porquê e como devem implementar estas descobertas nos seus negócios, especificamente sob a forma de plataformas de segunda mão procurando alargar os ciclos de vida dos seus produtos e apelar às preferências dos consumidores.
Data do prémio3 fev. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorVera Herédia Colaço (Supervisor)

Keywords

  • Roupa
  • Sustentabilidade
  • Em segunda mão
  • Comportamentos de compra
  • Orientação desportiva ao ar livre
  • Conexão com a natureza
  • Atitudes ambientais
  • Conhecimento ambiental
  • Intenção de compra
  • Vontade de pagar

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'