Sustainability and gender
: are sustainable brands inclusive of men?

  • Bárbara Vitorino de Almeida Cardoso (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A sustentabilidade ambiental está cada vez mais no pensamento coletivo dos consumidores e das marcas. Para além da intenção de criar um planeta mais seguro e garantir que o ambiente se torna mais limpo, as práticas sustentáveis tornaram-se um importante ativo para os marketers e publicitários por todo o mundo, sendo essencial para a criação de brand equity e para ganharem a competição pela atenção de consumidores cada vez mais responsáveis. Todavia, a maioria das marcas sustentáveis na indústria da moda são detidas por mulheres e direcionadas para mulheres. A literatura tem procurado compreender a exclusão da população masculina através da consideração das diferenças de personalidade e da socialização de género. Novos estudos sugerem outras possibilidades, nomeadamente, uma associação geral e nuclear entre a sustentabilidade e a feminilidade. Este estudo explora esta conexão e mostra como, de facto, a sustentabilidade pode afetar a perceção do consumidor quanto às marcas tradicionalmente masculinas que embarcam numa jornada para se atualizarem e se tornarem mais sustentáveis. Adicionalmente, este estudo investiga como as práticas sustentáveis podem afetar a congruência de género entre a marca e os consumidores e, assim, a atitude e o comportamento perante a marca.
Data do prémio14 out. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoana Machado (Supervisor)

Keywords

  • Género da marca
  • Sustentabilidade ambiental
  • Diferenças na identidade de género
  • Congruência de género
  • Atitude para com a marca
  • Intenção de compra

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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