Sustainability labels as heuristic cues for clothing consumption

  • Måns Erik Henry Wallin (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese tem como objetivo explorar se o uso de etiquetas de sustentabilidade (Fair-trade labels) funciona como informação heurística para os consumidores quando estes adquirem uma peça de vestuário, bem como se as mesmas promovem a inferência suplementar de dados relativos à sustentabilidade da peça de vestuário adquirida. A dissertação procura aferir as suas hipóteses através de uma investigação realizada com T-Shirts, as quais são manipuladas em condições de alto e baixo envolvimento ambiental, com o objetivo de apurar se os participantes, quando convidados a processar a informação existente nas etiquetas, a usam como fator determinante na tomada de decisão, e se esse uso é afetado pelo alto ou baixo envolvimento. As T-shirts são apresentadas com informação positiva e negativa no que respeita à sua sustentabilidade/ não sustentabilidade. Realizaram 106 levantamentos nas duas condições testadas, os quais foram analisados com base em teorias processuais duais. O resultado do estudo demonstra que as T-shirts com etiquetas sustentáveis são sempre preferidas relativamente às que não as apresentam e que as etiquetas são usadas pelos participantes para fazer outras inferências acerca do produto. Igualmente, as T-shirts com etiquetas sustentáveis são avaliadas como superiores, face às que não possuem etiqueta e que o envolvimento apenas afeta os participantes quando não existe qualquer etiqueta. As T-shirts com uma descrição positiva do produto são sempre avaliadas superiormente face às com uma descrição negativa
Data do prémio28 abr. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoão Niza Braga (Supervisor)

Keywords

  • Informação heurística
  • Heurísticos
  • Etiqueta de sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • Descrição do producto
  • Condição de involvimento

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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