Esta tese tem como objetivo explorar se o uso de etiquetas de sustentabilidade (Fair-trade labels) funciona como informação heurística para os consumidores quando estes adquirem uma peça de vestuário, bem como se as mesmas promovem a inferência suplementar de dados relativos à sustentabilidade da peça de vestuário adquirida. A dissertação procura aferir as suas hipóteses através de uma investigação realizada com T-Shirts, as quais são manipuladas em condições de alto e baixo envolvimento ambiental, com o objetivo de apurar se os participantes, quando convidados a processar a informação existente nas etiquetas, a usam como fator determinante na tomada de decisão, e se esse uso é afetado pelo alto ou baixo envolvimento. As T-shirts são apresentadas com informação positiva e negativa no que respeita à sua sustentabilidade/ não sustentabilidade. Realizaram 106 levantamentos nas duas condições testadas, os quais foram analisados com base em teorias processuais duais. O resultado do estudo demonstra que as T-shirts com etiquetas sustentáveis são sempre preferidas relativamente às que não as apresentam e que as etiquetas são usadas pelos participantes para fazer outras inferências acerca do produto. Igualmente, as T-shirts com etiquetas sustentáveis são avaliadas como superiores, face às que não possuem etiqueta e que o envolvimento apenas afeta os participantes quando não existe qualquer etiqueta. As T-shirts com uma descrição positiva do produto são sempre avaliadas superiormente face às com uma descrição negativa
Data do prémio | 28 abr. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Niza Braga (Supervisor) |
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- Informação heurística
- Heurísticos
- Etiqueta de sustentabilidade
- Sustentabilidade
- Descrição do producto
- Condição de involvimento
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Sustainability labels as heuristic cues for clothing consumption
Wallin, M. E. H. (Aluno). 28 abr. 2021
Tese do aluno