Sustainable fashion
: make green the new black

  • Inês Rafaela Pettermann de Alós (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O aumento das alterações climáticas juntamente com a crescente preocupação pelo ambiente por parte da população, levou a várias indústrias a abordar o tema da sustentabilidade. A indústria da moda tem recebido um maior destaque em relação à sustentabilidade, devido a ser a segunda indústria mais poluente do mundo. Nós últimos anos, várias marcas de moda sustentável têm surgido. Todavia, estas empresas enfrentam desafios na implementação da sustentabilidade. Investigações recentes mostram que existem também várias barreiras ao consumo de moda sustentável, bem como possíveis soluções para ultrapassá-las. Todavia, aindanão está claro se estas soluções já foram implementadas pelas marcas e se são bem-sucedidas,e se, entretanto, surgiram novas soluções. Consequentemente, a questão de investigação desta tese é: Como podem as marcas de moda sustentável ser mais bem-sucedidas? Para responder a esta pergunta, adotei uma abordagem qualitativa e realizei um estudo de caso múltiplo de quatro empresas portuguesas de moda sustentável.Para além disso, também foram entrevistadas 7 jovens portuguesas. Os resultados mostram que existem ainda várias barreiras ao consumo de moda sustentável e que nem todas as soluções propostas são viáveis. No entanto, identifiquei 7 soluções que foram implementadas por marcas de moda sustentável e que tiveram sucesso e 7 sugestões cujo sucesso ainda não foi comprovado pois ainda não foram implementadas, mas que tiveram uma reação positiva tanto das empresas como das jovens consumidoras. Este estudo é sobretudo relevante para os gestores, uma vez que oferece recomendações práticas para os gestores de moda sustentável atraírem os jovens consumidores.
Data do prémio6 mai. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)

Keywords

  • Portugal
  • Moda sustentável
  • Estratégia de sustentabilidade
  • Moda
  • Barreiras
  • Soluções
  • Jovens mulheres

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'