A presente tese visa explorar e identificar como é que os consumidores escolhem restaurantes sustentáveis. Estudos anteriores investigaram o papel das redes sociais e a sua influência na escolha de restaurantes, assim como o efeito da preocupação ambiental para escolher restaurantes sustentáveis. Por conseguinte, esta investigação contribui para encontrar os fatores que mais afetam o consumidor, mais especificamente no sector da restauração. Para responder à questão de investigação, conduzi uma pesquisa quantitativa e realizei vinte e três entrevistas em profundidade com consumidores de restaurantes sustentáveis entre os 19 e os 65 anos. Os resultados mostram que as redes sociais são o fator principal que influencia o processo de decisão do consumidor, em que o Instagram foi considerado a rede social mais relevante. Outros canais online podem afetar a escolha do consumidor, contudo, o impacto sobre os inquiridos neste estudo não foi suficiente para chegar a uma conclusão. Para além disso, os consumidores são altamente influenciados pelas recomendações e sugestões de outros indivíduos, particularmente amigos. Finalmente, os descontos e as promoções têm alguma influência na escolha de restaurantes sustentáveis por parte de alguns consumidores. A contribuição teórica desta dissertação é que as redes sociais são a principal fonte onde os consumidores recolhem informação e o fator decisivo de como escolhem restaurantes sustentáveis.
Data do prémio | 24 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Laure Leglise (Supervisor) |
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- Sustentabilidade
- Indústria alimentar
- Restaurantes
- Restaurantes sustentáveis
- Tomada de decisão
- Influências
- Redes sociais
Sustainable restaurants: how consumers choose where to eat
Vilas-Boas, R. D. S. R. (Aluno). 24 jan. 2022
Tese do aluno