Sustainable restaurants
: how consumers choose where to eat

  • Rita de Sousa Raimundo Vilas-Boas (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A presente tese visa explorar e identificar como é que os consumidores escolhem restaurantes sustentáveis. Estudos anteriores investigaram o papel das redes sociais e a sua influência na escolha de restaurantes, assim como o efeito da preocupação ambiental para escolher restaurantes sustentáveis. Por conseguinte, esta investigação contribui para encontrar os fatores que mais afetam o consumidor, mais especificamente no sector da restauração. Para responder à questão de investigação, conduzi uma pesquisa quantitativa e realizei vinte e três entrevistas em profundidade com consumidores de restaurantes sustentáveis entre os 19 e os 65 anos. Os resultados mostram que as redes sociais são o fator principal que influencia o processo de decisão do consumidor, em que o Instagram foi considerado a rede social mais relevante. Outros canais online podem afetar a escolha do consumidor, contudo, o impacto sobre os inquiridos neste estudo não foi suficiente para chegar a uma conclusão. Para além disso, os consumidores são altamente influenciados pelas recomendações e sugestões de outros indivíduos, particularmente amigos. Finalmente, os descontos e as promoções têm alguma influência na escolha de restaurantes sustentáveis por parte de alguns consumidores. A contribuição teórica desta dissertação é que as redes sociais são a principal fonte onde os consumidores recolhem informação e o fator decisivo de como escolhem restaurantes sustentáveis.
Data do prémio24 jan. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)

Keywords

  • Sustentabilidade
  • Indústria alimentar
  • Restaurantes
  • Restaurantes sustentáveis
  • Tomada de decisão
  • Influências
  • Redes sociais

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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