O presente trabalho corresponde a uma dissertação realizada no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto, sob o título “Sustentabilidade do Planeta e Pedagogia Ambiental – Exigências de Formação Académica – Estudo de Caso”. Reconhecendo-se a importância da Educação Ambiental (EA) no contexto das sociedades contemporâneas, pretendeu-se compreender em que medida esta preocupação se encontra inscrita na formação académica dos educadores em particular dos pedagogos sociais. Neste sentido, para efeitos de fundamentação do quadro teórico recorreu-se à bibliografia científica sobre a problemática da Sustentabilidade do Planeta num quadro de Pedagogia Social, bem como a legislação considerada relevante. Em termos empíricos, optou-se por um estudo de caso, centrado num curso de formação inicial de educadores sociais oferecido por uma instituição de ensino superior. Os dados recolhidos e analisados neste estudo permitiram-nos reafirmar a nossa convicção de que a Educação Ambiental desempenha um papel fundamental na Formação Académica dos pedagogos sociais, sugerindo a necessidade do seu reforço e inclusão nos respetivos planos formativos.
Data do prémio | 16 fev 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Isabel Baptista (Supervisor) |
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- Sustentabilidade do planeta
- Pedagogia social
- Pedagogia ambiental
- Educação social
- Ética ambiental
- Mestrado em Ciências da Educação
Sustentabilidade do planeta e pedagogia ambiental: exigências de formação académica: estudo de caso
Regalado, M. G. S. (Aluno). 16 fev 2022
Tese do aluno