Técnica bimanual no estudo do ritmo na disciplina de formação musical

• Rui Manuel Machado (Aluno)

O presente projeto de intervenção foi centrado no uso da técnica bimanual, com o intuito de promover um estudo mais prático do ritmo, nas aulas de Formação Musical e de Iniciação Musical, como resposta às dificuldades sentidas por parte dos alunos e dos professores. A abordagem ao ritmo realizada nas aulas até então pode ser descrita, pelos alunos e professores, como fastidiosa, deficiente e descontextualizada. Assim, um dos objetivos deste trabalho é implementar um novo conjunto de processos e metodologias que visam ir ao encontro das necessidades do aluno, tanto pelo seu carácter lúdico e motivador, como, acima de tudo, pelas competências técnicas e psico-motoras empregues, potencializando a capacidade de entendimento e execução do ritmo, necessários à formação integral de um músico. Pretende também ser um contributo no sentido de melhorar a relação ensino/aprendizagem para que os alunos sejam mais autónomos e críticos, podendo expandir e explorar todas as suas capacidades naturais e criativas. Potencia-se assim uma atividade baseada na experiência, onde a aplicação da técnica bimanual ou bidextra é o ponto central do estudo dando relevo às conclusões dos estudos mais recentes que apontam para a eficácia bastante relevante desta abordagem. O projeto foi implementado numa turma do 5.º grau de Formação Musical e numa turma de Iniciação Musical do 4.º ano escolar que serviram assim como grupo alvo do estudo.
Data do prémio27 jul 2020
SupervisorPedro Monteiro (Supervisor)