Tell me what you buy and I will tell you who you are
: a psychological characterization of Millennials sustainable consumption

• Mariana Fernandes Pereira (Aluno)

O comportamento de consumo sustentável é uma grande preocupação para as
sociedades e empresas modernas. Compreender a psicologia por detrás de
comportamentos sustentáveis é crucial para um futuro sustentável e uma mudança comportamental generalizada. Como se identifica os Millennials como a geração mais sustentável até à data, os Millennials foram escolhidos para ser a população alvo desta dissertação.
Esta dissertação procura (1) investigar qual é o perfil psicológico do consumidor
sustentável nos Millennials; (2) ver se há apenas um (vs. mais de um) perfil psicológico do consumidor sustentável nos Millennials e (3) verificar quais os fatores psicológicos que predizem esse (s) perfil (s).
Para cumprir os objetivos acima referidos, esta dissertação seguiu uma abordagem quantitativa, com análises estatísticas realizadas no software SPSS. Foi utilizada uma técnica de amostra de conveniência, com um total de 329 participantes, dos quais 204 (62%) eram do sexo feminino e 125 (38%) do sexo masculino. Os dados foram recolhidos através de um questionário online.
Os resultados indicam que não há apenas um perfil psicológico para o consumidor sustentável nos Millennials, mas existem pelo menos dois perfis psicológicos, baseados em diferentes tipos de produtos (vestuário vs. alimentos). Estes resultados fornecem um ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias que profissionais de marketing ou decisores políticos podem usar para alcançar esta geração economicamente poderosa.
Além disso, contribui para a compreensão das variáveis psicológicas do comportamento de compra sustentável do consumidor e fundamenta o corpo de conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável.
Data do prémio18 fev. 2021
SupervisorCláudia Simão (Supervisor) & Rita Jerónimo (Co-Orientador)

• Millennials
  • Consumo sustentável de comida/roupa