Terapia fotodinâmica antimicrobiana para o tratamento da peri-implantite
: estudo in vitro utilizando uma nova opção de fonte de luz

• Daniel Franko Andreolli Infante (Aluno)

Introdução: Os implantes dentários representam atualmente uma das alternativas mais seguras para a substituição dos dentes em falta, quando existe o correto diagnóstico e indicação clínica. Entretanto são descritas algumas complicações relacionadas com a colocação de implantes, como por exemplo a doença peri-implantar, que é a alteração patológica inflamatória dos tecidos que rodeiam um implante. Dentro do conceito de doença peri-implantar, a peri-implantite, se reflete um quadro clínico no qual, juntamente com a reação inflamatória da mucosa peri-implantar, há uma perda de suporte ósseo para o implante, que é clínica e radiograficamente evidente. Portanto, o objetivo deste projeto de investigação foi determinar a eficácia da PDT (terapia fotodinâmica) como uma solução sustentável para o tratamento da peri-implantite através da utilização porfirinas como fotossensibilizadores e fotopolimerizador como fonte de luz. Métodos: Foi realizado um estudo in vitro para avaliar o efeito antimicrobiano, da PDT, utilizando o sal dissódico da ProtoporfirinaIX (Proto IX) como um fotossensibilizador, e de uma fonte de luz denominada fotopolimerizador. Resultados: O protocolo proposto que indica a realização da PDT usando ProtoIX e fotopolimerizador mostrou ser eficaz na fotoinativação de Cândida albicans e Enterococcus faecalis. Apesar das taxas de inativação tenham sido mais baixas que a PDT convencional, os resultados desse estudo mostraram que também é possível inativar estes dois microrganismos periodontopatogénicos. Conclusões: Conclui-se que existe uma abordagem terapêutica eficaz para tratar a peri-implantite a partir da PDT utilizando porfirinas comerciais, já aprovadas para uso clínico, como fotosensibilizador, e fonte de luz azul proveniente de um aparelho de fotopolimerizador. Como a luz azul é um equipamento disponível em todas as práticas dentárias, o desenvolvimento deste protocolo pode ser facilmente implementado de uma forma mais viável nas clínicas dentárias, sem a necessidade de investir em novos dispositivos tecnológicos.
Data do prémio21 jul 2022
SupervisorAnna Moura (Supervisor) & Ana Teresa Peixoto de Campos Gomes (Co-Orientador)

• Porfirinas
  • Peri-implantite