Terapia fotodinâmica antimicrobiana para o tratamento da periodontite
: estudo in vitro e ex vivo utilizando uma nova opção de fonte de luz

• Diogo da Costa Esteves (Aluno)

Introdução: A periodontite é uma doença complexa, com vários fatores etiológicos, que se desenvolve ao longo do tempo, através de acumulação de placa dentária e de disbiose bacteriana. Tem como principal terapia adjuvante a antibioticoterapia, que tem revelado problemas relativamente a resistência bacteriana. Como tal, a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) tem sido estudada como potencial substituta da antibioticoterapia, como terapia adjuvante. Neste trabalho, pretende-se estudar o potencial de uma nova abordagem baseada da aPDT usando porfirinas como fotossensibilizadores e o fotopolimerizador, equipamento disponível em todos os consultórios de medicina dentária como fonte de luz. Material e métodos: Realizaram-se ensaios in vitro e ex vivo em dentes de fotoinativação de microrganismos periodontopatogénicos (bactéria E. faecalis e o fungo C. albicans) usando porfirinas como fotossensibilizador e o fotopolimerizador como fonte de luz. Para estes estudos, foi selecionada a ProtoIX como fotossensibilizador (testada a 10 e 20 μM, nos ensaios in vitro e a 20 e 50 μM nos ensaios ex vivo) e o fotopolimerizador como fonte de luz. Resultados: Nos ensaios in vitro, foram observados decréscimos da viabilidade do fungo C. albicans e da bactéria E. faecalis superiores a 3 log UFC/mL e a 6 log UFC/mL, respetivamente, quando expostos a uma concentração de 20 μM de ProtoIX e 20 min de irradiação com luz do fotopolimerizador. Nos ensaios ex vivo, apenas se verificou um ligeiro decréscimo na sobrevivência do fungo C. albicans (0,8 log UFC/mL), após a incubação com 20 μM de ProtoIX e 20 min de irradiação com luz do fotopolimerizador. Conclusão: Este estudo comprova a elevada potencialidade da aPDT para a inativação de microrganismos periodontopatogénicos usando a ProtoIX como fotossensibilizador e o fotopolimerizador como fonte de luz. No entanto, mais estudos deverão ser realizados de forma a otimizar este protocolo para a sua aplicação em ambiente clínico.
Data do prémio21 jul 2022
SupervisorAnna Moura (Supervisor) & Ana Teresa Peixoto de Campos Gomes (Co-Orientador)

• Periodontite
  • aPDT