Território educativo de intervenção prioritária
: estudo de caso

  • Cláudia Maria Pires Corais Dias (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) são uma medida de política educativa para promover o sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e jovens que se encontram em risco de exclusão social e escolar. Esta investigação descreve o processo de implementação de um Projecto TEIP num Agrupamento cuja população escolar apresenta problemas de indisciplina e de insucesso escolares. O estudo incidiu sobre duas acções do Projecto TEIP: a diferenciação pedagógica e a flexibilização curricular. O objectivo principal do estudo é conhecer e compreender as dinâmicas organizacionais e pedagógicas da escola, as expectativas dos participantes e os resultados que se obtiveram. A investigação assume características de estudo de caso num Agrupamento de escolas, situado na zona norte. Neste Agrupamento, criaram-se equipas educativas de ano e experienciaram-se algumas das suas vantagens enquanto modelo de coordenação do trabalho docente, assim como se fez desdobramento de turmas que favoreceu o acompanhamento dos alunos.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Keywords

  • Territórios educativos de intervenção prioritária
  • Insucesso escolar
  • Políticas educativas
  • Programa TEIP

Designação

  • Mestrado em Administração e Organização Escolar

Citação

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