Território educativo de intervenção prioritária
: estudo de caso

• Cláudia Maria Pires Corais Dias (Aluno)

Os territórios educativos de intervenção prioritária (TEIP) são uma medida de política educativa para promover o sucesso educativo de todos os alunos e, em particular, das crianças e jovens que se encontram em risco de exclusão social e escolar. Esta investigação descreve o processo de implementação de um Projecto TEIP num Agrupamento cuja população escolar apresenta problemas de indisciplina e de insucesso escolares. O estudo incidiu sobre duas acções do Projecto TEIP: a diferenciação pedagógica e a flexibilização curricular. O objectivo principal do estudo é conhecer e compreender as dinâmicas organizacionais e pedagógicas da escola, as expectativas dos participantes e os resultados que se obtiveram. A investigação assume características de estudo de caso num Agrupamento de escolas, situado na zona norte. Neste Agrupamento, criaram-se equipas educativas de ano e experienciaram-se algumas das suas vantagens enquanto modelo de coordenação do trabalho docente, assim como se fez desdobramento de turmas que favoreceu o acompanhamento dos alunos.
Data do prémio2012
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

• Territórios educativos de intervenção prioritária
  • Insucesso escolar