Textile based 3d constructs targetting flat bone

• Maria Helena Moura Coimbra Soares (Aluno)

Ao longo dos anos, a engenharia de tecidos tem preenchido algumas lacunas e solucionado alguns problemas. Contudo, a engenharia de tecido ósseo ainda apresenta alguns problemas, mesmo com autoenxertos, considerados "gold standard" como morbidez do local dador, volume insuficiente e restrições na forma e tamanho do enxerto. Avanços recentes no desenvolvimento de biomaterias têm dado alternativas aos excertos ósseos, aumentando as opções para restaurar tanto a forma como a função do osso danificado. A engenharia de tecidos utilizando scaffolds é uma estratégia promissora para superar os obstáculos associados a excertos ósseos, melhorar a adesão celular, restaurando assim a forma e função do osso. Scaffolds tendo como base um têxtil têm vindo a ser utilizadas pois apresentam alta reprodutibilidade e maior controlo sobre o design e propriedades. Um têxtil tridimensional (3D), feito de duas camadas de tecido de malha de trama da fibroína de seda espaçadas por um monofilamento de polietileno tereftalato (PET) foi modificado com fosfatos de cálcio, visando a criação de uma estrutura hierarquicamente montada esperando a optimização das suas propriedades mecânicas para crescimento osso chato. O compósito desenvolvido é caracterizado em termos de morfologia e propriedades mecânicas com impacto no comportamento ósseo, como resistência à flexão e resistência à tração. Três diferentes abordagens foram utilizadas para impregnar fosfatos de cálcio no têxtil, nomeadamente nitrato de cálcio tetra-hidratado e hidrogeno-fosfato de diamónio, brushite e hidroxiapatite em pó numa solução de 2% de alginato, sendo que hidroxiapatite (Hap)/alginato foi considerado o melhor devido à sua maior reprodutibilidade e facilidade de impregnação. A análise FTIR feita comprovou a presença dos fosfatos de cálcio no interior do tecido. O módulo de flexão é semelhante ao do osso esponjoso descrito na literatura. Há um nível discrepância entre as características ideais dos substitutos ósseos que pode ser ultrapassado.
Data do prémio3 mai 2017
SupervisorSanjukta Deb (Supervisor) & Ana Leite Oliveira (Co-Orientador)

• Mestrado em Engenharia Biomédica