The art of the plaid trench
: a portuguese point of view on a british icon : the burberry case study

  • Ismael Macedo Correia Yassine (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Ao longo dos anos as marcas de luxo têm participado numa liga apenas por si disputada. Difundindo um conto de raridade, singularidade e, exclusividade estas marcas aprenderam a valiosa lição de trabalhar a arte de permanecer ligeiramente inacessiveis ainda assim o suficiente para aliciarem o comum consumidor a vislumbrar um rasgo do que significa poder adquirir uma fatia do sonho. Na indústria do faz-de-conta, a criação de uma história materializada por um icone e perpetuada por todos aqueles que aspiram a ser seus embaixadores possibilitou a criação de uma indústria global, berço de milhões, que ainda assim permanence, mesmo no seio académico, ligeiramente intocada tal como se tornou junto do mass-market. O presente estudo foca-se na análise da marca Burberry no contexto do mercado Português e na compreensão do modo como uma marca nesta indústria tem sido capaz de sobreviver ao longo de mais de um século, enfrentando os desafios inerentes a tão longa existência e re-afirmando a sua competitividade junto da elite internacional atráves de uma estratégia de reposicionamento. Através deste exemplo alunos, leitores e docentes terão um breve vislumbre sobre a Indústria do Luxo e das forças e desafios que a ela lhe subjazem ao longo de uma estratégia de reposicionamento enquadrada pois pelas especificidades e idiossíncrasias do segmento no qual a Burberry opera. Ao concluir o autor sugere que no contexto do mercado nacional os desafios que à marca são colocados não constituem excepção aos enfrentados em outros países nos quais a marca opera. De facto, a estratégia de reposicionamento da Burberry denota um conhecimento perspicaz da evolução do mercado à escala global, re-afirmando o poder das novas economias emergentes, a sua pré-disposição ao consumo, as suas especificidades e a necessidade última da Burberry de estrategicamente capturar estas novas dinâmicas através de estratégias de venda dinamizadas por forma a assegurar a relevância da marca no século XXI. O mercado Português espelha actualmente estes mesmos desafios e ainda que a um ritmo não tão acelerado, tem-se redireccionado para uma total re-integração da marca junto dos seus valores e princípios, integrando-os com uma nova componente tecnológica, uma homogeneização dos produtos e acima de tudo, com a estandardização de uma experiência de consumo Burberry acima da media, junto do consumidor.
Data do prémio2014
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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