The BrandYou method
: a guide to leverage personal brands

  • Juliana Damasco dos Santos Silva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Diante de uma sociedade em que o mercado profissional se torna cada vez mais competitivo, indivíduos buscam formas de se destacarem para atingirem sucesso nas suas carreiras. Um dos temas que ganha notoriedade neste contexto é o de personal branding, que foca em desenvolver marcas pessoais, com o intuito de que esta seja percebido da forma que deseja, melhorando a sua imagem e desenvolvendo-se como pessoa e profissional. Existem poucas metodologias que ofereçam um processo prático e eficiente de personal branding. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo validar o BrandYou method, que foi construído tendo como base o resumo da revisão de literatura, representado pela literature framework. Ele contém os principais aspetos e sequência cronológica necessários ao desenvolvimento de marcas pessoais e foi avaliado através de uma intervenção efetuada com participantes selecionados durante 2 meses. Os resultados foram analisados antes e depois da intervenção. As marcas pessoais foram examinadas através do impacto que o método gerou na perceção interna e externa de atributos previamente selecionados, como autoridade, reconhecimento e autenticidade. A seleção de atributos foi baseada nas evidências apresentadas na revisão de literatura. Como conclusão, os resultados mostraram que o BrandYou method impacta positivamente e significativamente a perceção dos atributos selecionados, interna e externamente, no curto e no médio prazo. Portanto, esta dissertação tem impacto na literatura e no âmbito dos negócios, já que a mesma adiciona novos dados e descobertas à literatura sobre personal branding, enquanto oferece uma ferramenta adicional para profissionais que buscam alavancar suas marcas pessoais.
Data do prémio4 mai. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Estarreja (Supervisor)

Keywords

  • Marca pessoal
  • Marketing pessoal
  • Autopromoção
  • Gestão de carreira
  • Autoconhecimento
  • Coaching
  • Branding
  • Desenvolvimento profissional

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'