Diante de uma sociedade em que o mercado profissional se torna cada vez mais competitivo, indivíduos buscam formas de se destacarem para atingirem sucesso nas suas carreiras. Um dos temas que ganha notoriedade neste contexto é o de personal branding, que foca em desenvolver marcas pessoais, com o intuito de que esta seja percebido da forma que deseja, melhorando a sua imagem e desenvolvendo-se como pessoa e profissional. Existem poucas metodologias que ofereçam um processo prático e eficiente de personal branding. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo validar o BrandYou method, que foi construído tendo como base o resumo da revisão de literatura, representado pela literature framework. Ele contém os principais aspetos e sequência cronológica necessários ao desenvolvimento de marcas pessoais e foi avaliado através de uma intervenção efetuada com participantes selecionados durante 2 meses. Os resultados foram analisados antes e depois da intervenção. As marcas pessoais foram examinadas através do impacto que o método gerou na perceção interna e externa de atributos previamente selecionados, como autoridade, reconhecimento e autenticidade. A seleção de atributos foi baseada nas evidências apresentadas na revisão de literatura. Como conclusão, os resultados mostraram que o BrandYou method impacta positivamente e significativamente a perceção dos atributos selecionados, interna e externamente, no curto e no médio prazo. Portanto, esta dissertação tem impacto na literatura e no âmbito dos negócios, já que a mesma adiciona novos dados e descobertas à literatura sobre personal branding, enquanto oferece uma ferramenta adicional para profissionais que buscam alavancar suas marcas pessoais.
Data do prémio | 4 mai. 2022 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Maria Estarreja (Supervisor) |
---|
- Marca pessoal
- Marketing pessoal
- Autopromoção
- Gestão de carreira
- Autoconhecimento
- Coaching
- Branding
- Desenvolvimento profissional
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The BrandYou method: a guide to leverage personal brands
Silva, J. D. D. S. (Aluno). 4 mai. 2022
Tese do aluno