The case of Sonae MC
: an internal perspective of crisis management

• Miguel Barroso de Figueiredo (Aluno)

Este projeto, apresentado num formato de estudo de caso, pretende revelar algumas das principais estratégias de gestão interna adotadas pela Sonae MC para enfrentar a crise da pandemia Covid-19, funcionando simultaneamente como material pedagógico sobre gestão interna de crises. Primeiro, este relatório introduz o tópico de Gestão de Crise organizacional e os seus principais modelos, com o objetivo de demonstrar a importância de incorrer em Gestão de Crise. Adicionalmente, o projeto explora os fatores mais influentes na gestão interna de crises, isto é, liderança, comunicação interna, equipas de gestão de crise e recursos humanos. A Sonae MC é o maior empregador privado em Portugal e opera essencialmente no setor do retalho alimentar. A organização enfrentou enormes desafios para proteger os seus colaboradores e manter as suas operações, durante a pandemia. Por esta razão, a Sonae MC representa um ótimo exemplo dos efeitos da Covid-19 no setor do retalho alimentar e, especificamente, numa grande empresa com operações complexas. Assim, o caso fornece uma descrição da bem-sucedida resposta à crise levada a cabo pela Sonae MC, ilustrando um cenário de crise real que contribui para desenvolver os tópicos de gestão interna da crise, nomeadamente, liderança e comunicação interna que foram componentes crucias da estratégia de gestão de crise da Sonae MC.
Data do prémio3 mai 2021
SupervisorRicardo Ferreira Reis (Supervisor)

• Crise organizacional
  • Gestão de crise