The communication of family-based brand identity through website storytelling
: evidence from Portuguese textile industry

  • Joana da Ponte Neiva (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O principal objetivo deste estudo é explorar o papel da comunicação apresentada em websites relacionados com empresas familiares na indústria têxtil portuguesa. Posto isto, esta investigação visa compreender melhor como as empresas familiares comunicam o seu reconhecimento de qualidade, presença internacional, plano de negócios, história, património, tradições, e o papel dos membros da família no desenvolvimento da empresa, através dos seus websites. Além disso, para compreender como as empresas relacionam os temas identificados através da narrativa nos seus websites. A análise da comunicação das 279 empresas relacionadas com este sector foi executada utilizando a análise de conteúdo combinada com o método de Análise de Correspondência Múltipla. Os resultados revelam que os temas relacionados com marketing (p. ex., valores da empresa, estrutura da empresa, gama de produtos) e estratégia (p. ex., recursos humanos, processo de internacionalização, modelo de gestão, desempenho, produção e sustentabilidade) estão a ser utilizados mais frequentemente em conjunto pelas empresas na indústria têxtil. A comparação entre as empresas com melhor e pior performance indica que independentemente da capacidade financeira e dimensão das mesmas, os aspetos relacionados com a "gestão", "produto", e a própria "empresa" são sempre utilizados para transmitir a mensagem pretendida aos clientes nos websites das empresas têxteis portuguesas. Por fim, os resultados revelam uma falta generalizada de ênfase na contextualização da história da família nos websites das empresas
Data do prémio6 jul 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorBožidar Vlačić (Supervisor) & Serena Lacobucci (Co-Orientador)

Keywords

  • Comunicação empresarial familiar
  • Indústria têxtil
  • Website
  • Imagem de marca
  • Narração

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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