Este estudo tem como objetivo compreender o impacto que as redes sociais têm na relação entre adeptos e clubes de futebol no contexto português. A forma como comunicamos no ambiente digital está a mudar rapidamente, transformando não só o quotidiano das pessoas, mas também acrescentando desafios às empresas sobre como chegar eficazmente aos seus clientes. É assim importante perceber como é que os clubes podem beneficiar deste novo e atrativo canal de comunicação para aumentar as suas receitas. Nesse sentido, realizámos um inquérito quantitativo online a adeptos de clubes de futebol profissional em Portugal, bem como entrevistas qualitativas a gestores responsáveis pelas redes sociais desses clubes, tentando perceber a influência que as redes sociais têm na relação com os adeptos. Estudámos as principais razões pelas quais os adeptos seguem os clubes nas redes sociais e testámos de que forma estas afectam a presença dos adeptos no estádio e a compra de produtos do clube. Os resultados do nosso estudo permitiram-nos concluir que as redes sociais são um fator determinante na aquisição de informação sobre o clube por parte dos adeptos, tendo a partilha de conteúdos por parte destes uma relação direta com a venda de produtos do clube. Por outro lado, não foi possível concluir se as redes sociais influenciam a ida dos adeptos ao estádio para assistir aos jogos de futebol. Este estudo contribui para um conhecimento mais aprofundado do contexto português e ajuda os clubes a compreender as necessidades dos seus adeptos.
Data do prémio | 26 jan. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Mónica Amâncio da Silva Borges (Supervisor) |
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- Redes sociais
- Marketing digital
- Marketing desportivo
- Futebol
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The contribution of social media to the relationship between fans and football clubs: the Portuguese context
Mota, A. (Aluno). 26 jan. 2024
Tese do aluno