The customer journey applied to content marketing strategy
: case study : electronic retail : large appliances

  • Tânia Cristina Pereira Pires (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O processo pelo qual um cliente passa ao pesquisar e comprar um produto ou serviço é denominado de “Jornada do Consumidor”. Para que uma estratégia de marketing de conteúdo seja eficaz, é importante entender as especificidades associadas a cada fase deste processo. O presente estudo visa fornecer aos gestores, retalhistas e profissionais de marketing insights relevantes sobre marketing de conteúdo associado à jornada do consumidor, através da compreensão dos processos e preferências durante três principais etapas de uma compra: pré compra, compra e pós-compra. Comecei por fazer uma revisão de literatura com conceitos dentro do âmbito da jornada do consumidor e do marketing de conteúdo. Depois foi feito um estudo de caso, centrado no retalho eletrónico e de grandes eletrodomésticos, analisando este retalho em Portugal e seus maiores retalhistas. Além disso, para responder às questões de investigação desta dissertação, foi feita uma análise exploratória quantitativa dos dados recolhidos através de um questionário online feito a consumidores de grandes eletrodomésticos. Os dados sugerem uma forte preferência por pesquisa online, mas compra offline. Foi ainda possível delinear os formatos e canais de informação preferidos pelos clientes em cada fase da jornada do consumidor, bem como clarificar o tipo de informação pretendida.
Data do prémio9 mai. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)

Keywords

  • Online
  • Offline
  • Jornada do consumidor
  • Marketing de conteúdo
  • Experiência do cliente
  • Estratégia de marketing
  • Marketing digital
  • Retalho eletrónico
  • Grandes eletrodomésticos

Designação

  • Mestrado em Gestão Aplicada

Citação

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