O processo pelo qual um cliente passa ao pesquisar e comprar um produto ou serviço é denominado de “Jornada do Consumidor”. Para que uma estratégia de marketing de conteúdo seja eficaz, é importante entender as especificidades associadas a cada fase deste processo. O presente estudo visa fornecer aos gestores, retalhistas e profissionais de marketing insights relevantes sobre marketing de conteúdo associado à jornada do consumidor, através da compreensão dos processos e preferências durante três principais etapas de uma compra: pré compra, compra e pós-compra. Comecei por fazer uma revisão de literatura com conceitos dentro do âmbito da jornada do consumidor e do marketing de conteúdo. Depois foi feito um estudo de caso, centrado no retalho eletrónico e de grandes eletrodomésticos, analisando este retalho em Portugal e seus maiores retalhistas. Além disso, para responder às questões de investigação desta dissertação, foi feita uma análise exploratória quantitativa dos dados recolhidos através de um questionário online feito a consumidores de grandes eletrodomésticos. Os dados sugerem uma forte preferência por pesquisa online, mas compra offline. Foi ainda possível delinear os formatos e canais de informação preferidos pelos clientes em cada fase da jornada do consumidor, bem como clarificar o tipo de informação pretendida.
Data do prémio | 9 mai. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
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- Online
- Offline
- Jornada do consumidor
- Marketing de conteúdo
- Experiência do cliente
- Estratégia de marketing
- Marketing digital
- Retalho eletrónico
- Grandes eletrodomésticos
- Mestrado em Gestão Aplicada
The customer journey applied to content marketing strategy: case study : electronic retail : large appliances
Pires, T. C. P. (Aluno). 9 mai. 2023
Tese do aluno