The dangers of leaving food leftovers on your plate
: consumer behavior and food plate waste

• Leonor do Vale Ferreira (Aluno)

O desperdício de comida que fica no prato foi recentemente reconhecido como uma das principais causas de desperdício alimentar. Simultaneamente, foram levantadas questões sobre as consequências de deitar desnecessariamente fora alimentos. Está cientificamente provado que o desperdício de alimentos tem um impacto negativo nas nossas vidas futuras. Será possível desperdiçar menos alimentos? O objetivo desta dissertação é obter uma melhor compreensão do que os consumidores sentem com os alimentos desperdiçados que são deixados no seu prato assim que terminam a refeição, quando encomendam comida para comer em casa. A pandemia Covid-19 aumentou o número de encomendas de comida recebidas em casa. Como resultado, é fundamental que aqueles que encomendam e aqueles que vendem alimentos trabalhem em conjunto para reduzir o desperdício alimentar. De acordo com as conclusões desta dissertação, a organização do esquema do Menu, exibindo escolhas de porções da mais pequeno à maior, desempenha um papel importante na persuasão dos consumidores a escolherem um Menu mais pequeno. Uma segunda descoberta foi que o orgulho em desperdiçar menos comida no prato aumenta a intenção de desperdiçar menos comida no prato e reduzir o impacto ambiental. Finalmente, as normas pessoais sobre desperdício no prato e sustentabilidade autoregulamentam a intenção dos consumidores de reduzir o que fica no prato quando encomendam alimentos extra. Os resultados desta tese mostram que existem formas de reduzir a quantidade de alimentos deixados nos nossos pratos.
Data do prémio4 fev 2022
SupervisorAna Isabel de Almeida Costa (Supervisor)

• Desperdício de comida no prato
  • Comportamento do consumidor