O foco deste trabalho é o surrealismo nos filmes de animação criados durante o período soviético de 1956 - 1989, na União Soviética, Polónia e Tchecoslováquia. Aqueles trinta e três anos do regime Soviético são caraterizados pelo domínio forte de censura, perseguição do assim chamado "formalismo" e pelo controlo da expressão artística. No entanto, nestas condições obscuras, a indústria de animação floresceu imenso o que resultou na criação de marcantes filmes políticos. Eles contaram histórias pessoais e segredos íntimos de uma forma que estes não eram imediatamente reconhecíveis pela censura, por vezes considerados como loucura ou simplesmente ignorados, pela simples razão, de que a animação foi pensada como uma arte para as crianças e que não poderia representar qualquer perigo. Este trabalho visa reconhecer a revolta política e subversão na indústria da animação e menciona uma análise das condições ambivalentes do sistema soviético de repressão que levou a um aumento da criatividade nesta categoria de arte, representando uma questão central: "será que a censura, nestas condições específicas, fomentou a criatividade artística nos filmes de animação?"
| Data do prémio | 2015 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Isabel Capeloa Gil (Supervisor) |
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- Mestrado em Estudos de Cultura
The discreet charm of surrealism in Eastern European animation: when repression fosters creativity
Smirnova , E. (Aluno). 2015
Tese do aluno: Dissertação de mestrado