O plástico é o material eleito por muitas empresas no fabrico de embalagens. Durabilidade, resistência e custos reduzidos, são algumas das vantagens. Consequentemente, a procura pelo plástico estima-se que continue a aumentar. No entanto, este material apresenta externalidades negativas para o meio-ambiente. Os consumidores, conscientes, procuram opções “mais verdes” e, em resposta, algumas empresas estão a redesenhar embalagens para serem mais ecológicas.Esta dissertação analisa sprays de limpeza de superfícies para casa, redesenhados num formato de um concentrado para diluir em embalagens spray reutilizáveis, no mercado Português. Este estudo tem como objetivo perceber as características do consumidor e os motivos e barreiras para comprar. Através de uma análise da literatura disponível, seguida de um estudo qualitativo, foram criadas hipóteses posteriormente verificadas por um estudo quantitativo.O consumidor que apresenta maior interesse em comprar, atribui importância ao valor da igualdade, está ciente dos recursos limitados da Terra, acredita que a ciência sem conservação não consegue resolver todos os problemas ambientais, e que ações de tratamento de lixos tem um impacto mundial. No entanto, também acredita na tecnologia como a solução para muitos dos problemas ambientais. Adicionalmente, oferecer o produto num formato reciclável e associá-lo a uma marca conhecida, “branca” ou não, aumenta o interesse de compra. Em contraste, a falta de conhecimento sobre o produto, o tempo e esforço para o preparar e a expectativa de preços mais elevados devido ao fator inovador, diminuem o interesse. Para concluir, a quantidade usada de produto é estimada ser igual à do produto tradicional.
Data do prémio | 2 fev. 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Daniel Fernandes (Supervisor) |
---|
- Recargas
- Ecológico
- Embalagem eco-design
- Sprays para limpeza de superfícies para casa
- Recargas de concentrado
- Pastilhas efervescentes de concentrado
- Cartuchos de concentrado
- Sustentabilidade
- Consumidor sustentável
- Amigo do meio-ambiente
- Redução de plástico
- Reutilização
- Mercado português
- Interesse em comprar
- Motivos para comprar
- Barreiras para comprar
- Redesign
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The ecological redesign of household surface cleaning sprays: a study on consumers characteristics drivers and barriers to purchasing in the Portuguese market
Novais, R. D. D. R. D. A. (Aluno). 2 fev. 2021
Tese do aluno