The effect of augmented reality on consumers´ intention to purchase make-up products in online retail environments

  • Mariana Malhó da Cruz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O efeito disruptivo da tecnologia nos modelos de negócio e comportamento dos consumidores desencadeou a modernização da indústria retalhista. Cientes que a presença em canais tradicionais não é já suficiente para suceder num mercado altamente competitivo e conectado, as empresas retalhistas têm vindo a digitalizar a sua atividade desenvolvendo estratégias de omnichannel delineadas para impactar os consumidores durante todo o processo de decisão de compra. Para categorias de produtos de alto envolvimento, onde as experiências sensoriais são altamente valorizadas, a expansão para canais de venda online é comprometida pela incapacidade deste canal de as providenciar. A presente dissertação pretende assim analisar o efeito da Realidade Aumentada (RA) como estratégia para simular experiências sensoriais em canais digitais, contribuindo para melhorar a experiência e aumentar a intenção de compra de produtos de maquilhagem. O estudo conduzido para avaliar o impacto da RA nesta indústria e determinar a sua vantagem competitiva sobre as estratégias 2D atualmente implementas pela maioria dos retalhistas, ilustrou o efeito significativo da RA sobre a intenção dos consumidores de comprar produtos de maquilhagem em canais de venda online. Tal, demonstra assim a adequação da RA para superar as limitações sensoriais (visuais e de tato) presentes nestes canais de venda. O efeito significativo da RA sobre as dimensões de experiência de compra (valor hedónico e utilitário) e respostas psicológicas dos consumidores (sensação de conforto) demonstra ser maior do que o gerado pela estratégia 2D, reforçando a relevância dos resultados obtidos para desenvolvimento de estratégias competitivas de experiência de compra.
Data do prémio4 fev. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorDaniela Langaro (Supervisor)

Keywords

  • RA
  • Canais de venda online
  • Intenção de compra
  • Intangibilidade mental
  • Sensação de controlo
  • Conforto na decisão
  • Perceções de valor hedónico e utilitário
  • Experiências sensoriais

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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