The effect of media literacy on portguese people's use and trust of social media as a news source and susceptability to misinformation

• Sara Barateiro Marques (Aluno)

Este estudo teve como objetivo analisar o contexto português avaliando o impacto da literacia dos media na utilização e confiança nas redes sociais como fonte de notícias e na suscetibilidade à desinformação. Esta investigação procurou também preencher uma lacuna na literatura sobre a literacia dos media e desinformação, uma vez que esta se limita maioritariamente a analisar a população mais jovem. Através de um inquérito online a 259 participantes, este estudo revelou que os elevados níveis de literacia dos media estão associados a uma maior confiança nas redes sociais como fonte de notícias, a uma maior probabilidade de utilizar as redes sociais como principal fonte de notícias e a uma maior capacidade em distinguir notícias falsas de notícias reais. Os resultados deste estudo também demonstraram que os níveis de literacia dos media dos portugueses e da capacidade de discernir notícias falsas são moderadamente elevados. Embora a população portuguesa continue a depender fortemente dos meios de comunicação tradicionais, as redes sociais também desempenham um papel significante no consumo de notícias da população. No entanto, os níveis de confiança nas notícias nas redes sociais e na utilização das redes sociais como principal fonte de notícias continuam baixos. Notavelmente, a idade surgiu como uma preocupação crucial, com participantes com idade superior a 34 anos apresentaram pior desempenho na maior parte das análises deste estudo. Isto salienta a importância da investigação contínua sobre a literacia dos media para todas as faixas etárias.
Data do prémio12 jan. 2024
SupervisorJessica Roberts (Supervisor)