Os serviços de redes sociais tornaram-se numa ferramenta essencial que conecta empresas e consumidores. Dessa forma, as marcas esforçam-se para aumentar a interação do consumidor e, posteriormente, a conversão em vendas. No entanto, é um desafio identificar qual o tipo de conteúdo que melhor corresponde aos objetivos das empresas. Assim, este estudo visa aprofundar o conhecimento sobre “que tipo de conteúdo de marketing no Instagram e Facebook gera mais interação do consumidor?” e “qual a rede social que gera mais conversão de vendas para o site por meio do conteúdo das mesmas?”. De forma a responder a estas questões, foi necessário desenvolver uma estratégia de redes sociais. Em relação à primeira questão de investigação, foram criados três tipos diferentes de conteúdos - Informativo, Entretenimento e Relacional - com o intuito de analisar a performance da interação. Relativamente à segunda questão de investigação, foram desenvolvidos dois posts para ambas as plataformas, apelando aos clientes para a utilização de um código promocional, válido por 24 horas. Os resultados sugerem não só ser relevante criar mais conteúdos do tipo relacional para obter mais interações dos usuários, como também a necessidade de apostar no Instagram quando se trata de conversão. Em suma, para futuras pesquisas, após recolher os dados referentes à interação, torna-se fundamental desenvolver um post de conversão, baseado no conteúdo que teve mais interação, com a finalidade de verificar se a conversão aumentaria. Em termos gerais, futura investigação deve continuar a explorar a relação entre conteúdo mediático nas redes sociais, engagement e conversão.
Data do prémio | 11 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Ana Lourenço (Supervisor) |
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- Redes sociais
- Instagram
- Facebook
- Interação do cliente
- Marketing de conteúdo
- Conversão
The effect of social media content marketing on engagement and conversion in sales: the case of Mercadão
Pinho, I. M. (Aluno). 11 jul. 2022
Tese do aluno