The effect of the COVID-19 pandemic
: how did family businesses enhance their B2C activities through e-commerce?

  • Maria Beatriz Bento Faustino (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As Empresas Familiares são uma forma única e particular de organização profundamente interessante devido ao seu próprio estilo de modelo de negócios, diferenças hierárquicas, valores e princípios. Consequentemente, a sua capacidade de inovar difere de outras formas de organização. Com a chegada da pandemia COVID-19, os modelos de negócios tiveram que atualizar as suas abordagens, inovando e agindo de acordo com os hábitos de consumo e restrições sanitárias. Mundialmente, algumas empresas tiveram que mudar, tendo na sua centralidade abordagens e mentalidades inovadoras, enquanto outras não conseguiram colocar esses mesmos mecanismos em ação. Esta dissertação e pesquisa tem como objetivo primordial analisar a capacidade de inovação das empresas familiares no que diz respeito à interação com o cliente e como a pandemia desequilibra o seu modelo. Além disso, com este estudo, espera-se que alguns resultados possam orientar outras empresas familiares sobre como enfrentar e interagir com algumas barreiras inovadoras e dar-lhes a capacidade de lidar com as mesmas.
Data do prémio5 jul. 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMiguel Palacios (Supervisor)

Keywords

  • Negócios de família/negócios familiares
  • Inovação
  • Pandemia do COVID-19
  • Comércio eletrónico
  • Negócios para consumidores
  • Redes sociais

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'