Sendo que as promoções representam uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing, a implementação certa pode dar o mais pequeno impulso para diferenciar a marca dos seus concorrentes. No entanto, hoje em dia, o preço nem sempre é “rei” e as marcas têm de procurar outras estratégias promocionais de forma a aumentar o seu desempenho. Quando analisamos os diferentes tipos de promoções não monetárias, as ofertas de produto são o género mais implementado pelas marcas. No entanto, as promoções relacionadas a causas sociais tornam-se cada vez mais importantes, pois os consumidores tendem a ser mais conscientes, e é essencial testar a eficácia dos diferentes tipos de promoções na sua intenção de compra. Simultaneamente, como as marcas próprias reportam um crescimento da quota de mercado, seria fundamental verificar se os resultados se confirmam quando os consumidores são confrontados com marcas próprias e nacionais. Para este efeito, os cereais foram a categoria de produto alimentar escolhida para ser testada. Seis estímulos foram construídos para serem investigados sobre a sua intenção de compra entre os consumidores, através de um questionário online. Os resultados sugerem que as promoções de Cause-Related Marketing são capazes de gerar mais intenção de compra, independentemente do tipo de marca. Além disso, o comportamento pró-social dos consumidores tende a influenciar a intenção de compra para promoções de CRM, desde que os consumidores doem, de facto, tempo para a atividade pró-social. Concluindo, o mundo das promoções está numa constante mudança, tal como as perspetivas dos consumidores.
Data do prémio | 3 fev. 2021 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Daniel Fernandes (Supervisor) & Paulo Romeiro (Co-Orientador) |
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- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The effectiveness of non-monetary promotions in generating purchase intent
Duarte, J. F. M. (Aluno). 3 fev. 2021
Tese do aluno