The effects of consumers’ psychological characteristics on intentions to purchase Private Labels
: a study on the Essential Grocery Goods category

• Carolina Ferrão Brites (Aluno)

As Marcas Próprias são marcas que pertencem aos retalhistas e são vendidas exclusivamente nas suas lojas. O preço competitivo e a qualidade aceitável são algumas das suas vantagens. Prevê-se que a procura por Marcas Próprias continue a aumentar nos próximos anos, especialmente em tempos de recessões económicas, onde os consumidores procuram reduzir custos e trocam as Marcas de Fornecedor por Marcas Próprias. Esta dissertação analisa as intenções de compra por Marcas Próprias na categoria de Bens Essenciais, que inclui massas, arroz, azeite, óleo, farinha, açúcar, entre outros, no mercado Português. Este estudo tem como objetivo perceber os principais motivos e barreiras de compra, bem os efeitos que as características psicológicas dos consumidores, tais como os traços de personalidade e as escalas de maximização, têm nas suas intenções de compra. Para tal, foi feita uma revisão de literatura e uma análise qualitativa para formular hipóteses, seguida de uma análise quantitativa para verificar essas mesmas hipóteses. Relativamente aos traços de personalidade, a Agradabilidade influencia positivamente as intenções de compra de Massas Económicas e Massas Superiores, enquanto que a Extroversão influencia positivamente o interesse por Massas Superiores e Azeite Superior. Quanto às escalas de maximização, os Altos Padrões influenciam negativamente as intenções de compra de Massas Económicas e Azeite Económico, a Busca Alternativa influencia positivamente as Massas Padrão “Itália”, e a Dificuldade de Decisão influencia negativamente o interesse em Azeite Padrão “De Cooperativa”. As intenções de compra por Farinha não são significativamente influenciadas pelas características dos consumidores.
Data do prémio26 abr 2022
SupervisorDaniel Fernandes (Supervisor)