Impulsionada pela globalização, pelas novas tecnologias como a internet e por um aumento da procura de produtos de luxo em segunda-mão, a democratização do luxo é um fenómeno que poderá vir a ter impactos consideráveis na forma como os consumidores percecionam o valor simbólico do luxo. Esta tese aborda uma lacuna na literatura relativa ao potencial impacto que o consumo de luxo online e o surgimento dos mercados de luxo em segunda-mão podem ter no valor simbólico dos produtos de luxo. Uma experiência com 2 tipos de produto (novo, segunda-mão) x 2 contextos de compra (online, em loja) entre participantes prova que, não só os produtos de luxo em segunda-mão são vistos como tendo menos status quando comparados a produtos de luxo novos, também há uma menor propensão por parte dos consumidores para os consumir de forma conspícua. O estudo também mostra que esta diferença entre produtos de luxo novos e em segunda-mão só é relevante quando consideramos o contexto de uma compra em loja. Estes resultados fornecem informações importantes relativas à forma como as marcas de luxo já estabelecidas no mercado e os negócios de venda de produtos de luxo em segunda-mão poderão adaptar as suas estratégias para melhorarem a sua entrega de valor simbólico aos consumidores numa era de democratização do luxo.
Data do prémio | 28 jun. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Niza Braga (Supervisor) |
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- Online
- Status
- Segunda-mão
- Luxo
- Valor simbólico
- Consumo conspícuo
- Auto-estima
- Democratização do luxo
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
The effects of democratization of luxury: exploring the influence of online luxury consumption and second-hand luxury products on the symbolic value of luxury
Palma, L. M. M. (Aluno). 28 jun. 2023
Tese do aluno