The effects of empathetic transformational leadership on group commitment and cooperation
: an experimental study

• Pedro Miguel Teixeira Pereira Santos (Aluno)

O conceito de liderança, com o passar do tempo, tem sido constantemente ajustado e adaptado, não existindo uma definição clara para este conceito. Desta forma, o nosso estudo pretende compreender o impacto que determinadas caraterísticas da liderança, entre as quais, a empatia, conseguem influenciar as dinâmicas dos liderados enquanto grupo, seja no seu compromisso ou cooperação para com o mesmo. Para isso, desenvolvemos um questionário, que contou com a participação de 80 indivíduos, dividindo o mesmo em duas partes: tomada de decisão e um autorrelato. Na tomada de decisão, com a utilização do “Jogo do Bem Público”, foi possível medir a cooperação, enquanto no autorrelato foi possível medir a perceção de que os participantes possuem do seu líder, medindo as diversas caraterísticas do mesmo. Os resultados permitiram-nos confirmar que a liderança, seja transformacional ou transacional, se correlaciona imenso com a empatia; permitiu confirmar que o compromisso ao grupo está positivamente correlacionado com a cooperação; e permitiu concluir que, neste caso em particular, apenas a liderança transacional se correlaciona com o compromisso de grupo, confirmando que no mercado competitivo e dinâmico em que realizamos o estudo, o mercado de retalho de moda, a recompensa funciona como um fator determinante para garantir níveis elevados de compromisso ao grupo.
Data do prémio14 jul. 2022
SupervisorEva Dias de Oliveira (Supervisor) & Rita Paison (Co-Orientador)

• Liderança transformacional
  • Empatia