The factors influencing consumers’ behavior regarding champagne consumption in Portugal

• Joana Pia Bruçó Geraldes de Barros Vale (Aluno)

Os gestores das empresas de champagne e das adegas estão interessados em compreender e prever a forma como as preferências dos consumidores variam em função das mudanças nos atributos dos seus produtos e como estas podem afetar positivamente as perceções e comportamento dos consumidores. O principal objetivo deste estudo é obter uma melhor compreensão do comportamento de compra dos consumidores de champanhe em Portugal, nomeadamente, dos critérios de decisão de compra mais relevantes, e do modo como o nível de envolvimento dos consumidores com esta categoria e a situação em que o consumo ocorre influenciam esse impacto. O estudo identifica atributos extrínsecos das decisões de compra de champanhe em vários contextos situacionais, mapeando esses influenciadores na escolha da garrafa naquele ambiente em particular. Utilizando um conjunto de dez atributos de referência, o método Best-Worst Scaling (BWS) foi aplicado num inquérito a 206 compradores de champanhe portugueses, para inferir quais os atributos que mais influenciaram a escolha da última garrafa de champanhe que compraram. Os resultados deste estudo fornecem uma valiosa contribuição aos viticultores e às casas de champanhe nos seus esforços de marketing, particularmente, porque estabelecem uma relação hierárquica entre os atributos extrínsecos que influenciam o comportamento dos consumidores portugueses no momento da compra de uma garrafa de champanhe, e encontram associações entre esses atributos e 6 variáveis de classificação. As conclusões deste estudo podem ajudar a otimizar o posicionamento competitivo de uma marca de champanhe e contribuir para ajudar a que esta ultrapasse os desafios que enfrenta no mercado português.
Data do prémio14 out. 2022
SupervisorJoana Machado (Supervisor)

• comportamento do consumidor
  • Champanhe