The future is living in a cube
: building sustainable modular constructions through contributing to a circular economy : the case of Acondo & Containerwerk

• Alice Isabella Müller (Aluno)

Os resíduos estão a tornar-se um problema crescente a nível mundial, enquanto o conceito de economia circular como solução sustentável tem ganhado atenção nos últimos anos entre governos, investigadores e empresas. Sendo a indústria da construção responsável por 40% dos resíduos na Europa, este estudo apresenta seus desafios e delineia como a construção modular pode enfrentá-los ao deslocar parte do processo de construção para outros sítios. Para exemplificar, é apresentado o estudo de caso da colaboração entre as construtoras modulares Acondo e Containerwerk, com objetivo de realçar a sua contribuição para a economia circular através do modelo empresarial da Containerwerk, que converte contêineres de frete marítimo em módulos de vida sustentável.As duas questões analisadas neste estudo examinam os objectivos económicos, ambientais e sociais da Containerwerk e como a empresa pode gerar vantagem competitiva. Como base factual, é revista a literatura sobre sustentabilidade, o Triple Bottom Line, economia circular, organizações híbridas e as Estratégias Genéricas de Porter. Para a primeira questão, aplica-se o Triple Bottom Line alinhado ao conceito de economia circular, evidenciando que a Containerwerk está a contribuir para todos os elementos do objectivo económico e ambiental, mas apenas parcialmente para o social. Este estudo questiona se é necessária uma integração dos três objectivos nas operações de uma empresa, na mesma medida, para contribuir para a economia circular. A análise da segunda questão, baseada nas estratégias de Porter, salienta que a Containerwerk gera vantagem competitiva no nicho das casas minúsculas, mas não em toda a indústria.
Data do prémio19 out 2021
SupervisorMarta Bicho (Supervisor)