The future of luxury
: how small brands combine traditional craftsmanship with innovative technologies to create sustainable and unique products

Título traduzido da tese: O futuro do luxo : como as pequenas marcas combinam o artesanato tradicional com tecnologias inovadoras para criar produtos sustentáveis e únicos
  • Maria do Mar Mendes Pata (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este estudo analisa a forma como as pequenas marcas de luxo combinam o artesanato tradicional com tecnologias inovadoras para criar produtos sustentáveis e únicos. Para responder à questão de investigação, adotei uma abordagem qualitativa e realizei um estudo de casos múltiplos de quatro pequenas marcas de luxo portuguesas para obter informações sobre as suas estratégias, práticas e desafios. Os resultados revelam que as marcas combinam estes elementos através da integração de software digital no processo de design, da implementação da gravação a laser para a estampagem do branding, da elevação do artesanato com a tecnologia de corte a laser, e dando prioridade à seleção de materiais sustentáveis e ao couro vegan. Promover a sinergia entre a produção por encomenda e as plataformas digitais, empregar inteligência artificial no marketing e proteger o artesanato tradicional com a tecnologia
blockchain são estratégias adicionais utilizadas por estas marcas. O estudo também revela os desafios enfrentados pelas pequenas marcas de luxo, como as barreiras financeiras que impedem a integração perfeita do artesanato tradicional com os avanços tecnológicos e as complexidades associadas à preservação do savoir-faire, enquanto abraçam a inovação no artesanato.
Data do prémio27 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)

Keywords

  • Indústria do luxo
  • Pequenas marcas de luxo
  • Artesanato tradicional
  • Tecnologias inovadoras
  • Produtos sustentáveis
  • Produtos únicos
  • Estudo de casos múltiplos
  • Sector do luxo português

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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