The future of mobility impact of robotaxis on the european passenger transportation industry

• Luca Mische (Aluno)

Automação, conectividade, eletrificação, e mobilidade partilhada são as tendências dominantes que têm transformado a indústria de transporte de passageiros. Juntos, formam um dos meios de transporte mais disruptivos, o robotáxi. Esta tese explora o impacto dos robotáxis no futuro desta indústria, focando-se nas perspetivas de utilização e no comportamento de mobilidade dos consumidores. Os resultados baseiam-se numa análise que inclui sete entrevistas feitas a peritos, um inquérito aos consumidores e na literatura existente. As perspetivas de utilização foram observadas através de uma análise de caso de uso que identificou as deslocações para o trabalho como o caso com maior potencial de aplicação. Revela-se que os robotáxis reduzem significativamente a perceção de tempo gasto nestas deslocações e constituem uma alternativa de mobilidade atrativa do ponto de vista monetário. Adicionalmente, mostra-se que, nos próximos dez anos, as preferências dos consumidores em relação à escolha de transporte mudarão significativamente havendo uma tendência para a adoção de robotáxis. Este estudo revela que o futuro da indústria será marcado pela introdução gradual de robotáxis. Assim, dentro de cinco a dez anos, os robotáxis serão utilizados pelos consumidores pioneiros na adoção e irão impor mudanças significativas na dinâmica da indústria à medida que a concorrência aumente e surjam novos fluxos de receitas. Os resultados do estudo pretendem permitir aos agentes desta indústria focar-se em consumidores específicos, retirar implicações estratégicas, modelos empresariais, e conceitos relacionados com veículos. Adicionalmente, contribuem para uma discussão científica, política e social e servem de base para mais investigação no campo dos robotáxis.
Data do prémio12 out. 2020
SupervisorAndré de Almeida Pinho (Supervisor)

• Indústria do transporte de passageiros
  • Futuro da mobilidade