The future of work environment
: the impact of artificial intelligence in the employee’s levels of psychological safety

• Tomás de Ornelas Marques Bandeira (Aluno)

Com o surgimento da automação, já observada em carros e fábricas, é apenas uma questão de tempo até que comecemos a observar um nível mais sofisticado de automação a trabalhar ao mesmo nível que nós humanos trabalhamos nas empresas. Esta pesquisa foca-se num suposto ambiente de trabalho futurístico, onde os humanos trabalham ao lado da IA, e o impacto destas mudanças na segurança psicológica dos trabalhadores na empresa, onde estas alterações irão ser implementadas. Este estudo analisa diferentes aspetos em como nós, humanos, visualizamos os outros e a IA em termos de características sociais e intelectuais e como estas perceções podem ter impacto nos nossos níveis de segurança psicológica. Este estudo expõe os participantes a quatro cenários diferentes que consistem na adição de um novo indivíduo ao seu local de trabalho. Cada cenário difere do outro com base em dois aspetos: o tipo de entidade que é adicionada ao local de trabalho (Humano vs. IA); a posição da entidade em relação ao trabalhador na empresa (Colega vs. Líder). Os resultados sugerem que embora não haja diferença direta significativa no impacto entre os dois tipos de entidade, ainda há uma influência indireta, pois diferentes perceções destas duas entidades podem impactar o nível de segurança psicológica. Por outro lado, a posição da entidade face ao colaborador também não apresenta diferenças relativas entre si, no entanto, a liderança tem impacto nos níveis de segurança psicológica independentemente do tipo de indivíduo.
Data do prémio20 out. 2021
SupervisorAna Filipa Martinho de Almeida (Supervisor)

• Segurança psicológica
  • Inteligência artificial